Assembléia de Deus Missão Brasil: EVANGÉLICOS IDÓLATRAS

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

EVANGÉLICOS IDÓLATRAS

A IDOLATRIA DOS ENVANGÉLICOS GOSPELS

Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Êxodo 20:4.
Adoração a deuses mortais e objetos feitos pela mão do homem esse é o quadro de muitas igrejas evangélicas nos dias de hoje.
Essa é a triste realidade profetizada pelo Apóstolo Paulo há mais de dois mil anos atrás.
SABE, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. 2Tm 3:1-4.
Para começar veja o que é idolatria e analise se sua igreja, as pessoas que vivem nela e o que você mesmo tem feito em nome de uma veneração exagerada a pessoas e objetos feito pelas mãos do homem que nada mais são que separados para o serviço sacro e não para serem adorados ou venerados.
DEFINIÇÃO do termo IDOLATRIA
A palavra idolatria herda dos radicais gregos eidolon + latreia, onde eidolon seria traduzido por "imagem", e latreia significando admiração exagerada, culto que se presta a ídolos, amor excessivo, amor cego, paixão exagerada;
É neste sentido que adoração representa veneração, que por sua vez também é idolatria do mais alto grau, pois outra pessoa que está ocupando um lugar que pertence única e exclusivamente a Deus. Como está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto. Mt 4:10.
Idolatria segundo o dicionário Michaelis do latim idolatria é Adoração de ídolos. Ato de prestar culto divino a criaturas. Amor cego, paixão exagerada.
Podemos dizer que idolatria é um Ídolo ou uma imagem, uma representação de algo, um símbolo que seja objeto de devoção passional, quer material, quer imaginado. De modo geral, idolatria é a veneração, o amor, a adoração, admiração excesso, reverência que se faz a alguém.
O povo hebreu quase foi aniquilado, porque um patriota judeu não prestou homenagem a um alto oficial do rei Assuero. Como está escrito: Vendo, pois, Hamã que Mardoqueu não se inclinava e nem o fazia homenagem, Hamã se encheu de furor. Ester  3:5.
Mardoqueu bem que poderia homenagear o oficial, mas, não fez porque sabia que era idolatria. Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto. Mt 4:10.
Como diz a bíblia: Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens. Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não vêem. Têm ouvidos, mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram. Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta. A eles se tornem semelhantes os que os fazem, assim como todos os que neles confiam. (Salmos 115:4-8 ).
Jesus foi imperativo ao dizer: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto. Mt 4:10. Para o Nosso mestre somente Deus deve ser honrado, venerado e glorificado. Significa dizer que para Cristo; a veneração também é idolatria, pois outra pessoa está ocupando um lugar que pertence única e exclusivamente a Deus. Como está escrito: Eu sou o Senhor, este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei a outrem, nem a minha honra, ás imagens de escultura. Isaías 42:8. Ele não admite ser comparado a uma pessoa ou imagem de escultura, pois Sua glória é infinita. É uma blasfêmia comparar a Deus com uma pessoa ou imagem como disse o profeta Isaías: Com quem comparareis a Deus? Ou que coisa semelhante confrontareis com Ele?. Is 40:18.
Todos ou quase todos sabem que a idolatria é um pecado imperdoável, sendo classificado como a confecção de qualquer tipo de imagem relacionada no céu ou na terra, bem como arrogância e egoísmo em dizer que devemos dar honra a quem merece honra. Pois esse pensamento, vai encontra a ordem divina que diz: não a darei a outrem, a minha honra.
Não sabem ou desconhecem que esse era o motivo que todo os idolatra usam para desculpar suas aberrações em cultuar seres humanos, animais e objetos de ouro, prata e pedra. Como disse Paulo aos Romanos: Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Rm 1:21-23.
O que muitos esquecem é que os povos da Antiguidade possuíam objetos representativos de suas divindades, como um ponto focal de adoração. Algo que hoje algumas igrejas evangélicas também querem fazer.
Note que no geral, o deus maior nas crenças idolátricas era o sol. Para os babilônicos e assírios, o deus sol era chamado Shamash, vindo a frente de 66 outros deuses, entre os tais, Tamuz (que, segundo sua mãe, Semíramis, seria o Messias, o Filho da promessa). Tamuz se identifica com divindades de diversos outros mitos que teriam ressuscitado após serem assassinados e descerem a profundezas espirituais. Semíramis era mulher de Nimrod, bisneto de Noé e fundador e rei da Babilônia. Ela se dizia a Rainha do Céu (ou Astarote), deusa a quem muitas mulheres judias acendiam incenso nas ruas de Jerusalém, como denunciava o profeta Jeremias. Astarte, ou Asterote, há muitas grafias, pois o nome original nunca foi escrito em nosso alfabeto, no qual a sonoridade do nome pode ter mais de uma representação. Sabemos com tudo que tinha a personificação humana em suas sacerdotisas, que assim eram honradas pelo rei e pelo povo, e a personificação celeste no planeta Vênus, que é a estrela mais bela do céu.
Nos dias de hoje esse tipo de conceito também é visto no meio de certas igrejas evangélicas, que funciona mais o menos assim: Deus Pai é a divindade maior e os demais são objetos de veneração chegando até personificação de pessoas como: Os patriarcas, apóstolos, profetas, bispos e levitas que são maiores ídolos gospel do momento. Porque são eles o centro da atenção de muitos evangélicos gospels nos dias de hoje. Deus e sua palavra FORAM COLOCADOS EM SEGUNDO PLANO. Nosso Deus é simplesmente ignorado, deixado de lado, o que vale é alegria do louvor, da musica alta, das curas psicossomáticas de pessoas que foram levadas ao êxtase por indução e sugestão hipnóticas.
Desta forma a idolatria que foi duramente condenada pelos evangélicos cujos ritos não incluíam veneração a pessoas e nem a imagens de ídolos. Hoje está presente de forma dissimulada no meio gospel. Desconhecem ou talvez ignorem que a Bíblia, a Torah e o Alcorão são particularmente taxativos quanto à idolatria, comparando-a com alguns dos piores crimes e pecados concebíveis. Por conta desta condenação, o termo "idolatria" é atualmente adotado como forma pejorativa de referência a práticas religiosa não bíblica. Esquecem ou não saibam que Paulo disse a igreja de Corinto: Portanto, meus amados, fugi da idolatria. 1Co19:14
Porém, os shows gospel e o evangelho ganancioso de certas igrejas evangélicas estão desobedecendo as leis de Deus segundo os seus mandamentos. Como está escrito: Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Êxodo 20:4.
O mais triste é que, de fato, a idolatria tomou conta das igrejas evangélicas. A conclusão é óbvia, as falsas profecias e a corrupção sacerdotal visam atender os anseios do publico.  As igrejas estão a serviço da satisfação de seus clientes, gerando falsa esperança, entretenimento e manipulando a Palavra por meio da ilusão de uma falsa espiritualidade. É penoso relatar isso, mas, realmente é verdade que muitos dos tais profetas, cantores gospels conhecidos como levitas e sacerdotes estão tomando a glória devida à Deus para si. Eles transformam a si próprios em ídolos, e são adorados como tal.
É hora de tomar a decisão que tomou o patriarca hebreu Jacó que disse ao seu povo: Então disse Jacó à sua família, e a todos os que com ele estavam: Tirai os deuses estranhos, que há no meio de vós, e purificai-vos, e mudai as vossas vestes. Gn 35:2.
Sei que há inúmeras linhasdoutrinárias protestantes que divergem grandemente umas das outras, porém a maioria dos protestantes, baseando-se, por exemplo, em Êxodo 20:3-6 (outras passagens são encontradas em Lv 26,1; Dt 7,25; Sl 97,7 etc.) acusam cristãos ortodoxos e católicos de idolatria, e mesmo de "paganismo" pelo uso de qualquer tipo de imagem, sendo que as maiorias dos grupos protestantes evitam o uso de ícones que levem o povo ao erro. Isso porque a idolatria é usualmente definida como a prática de adoração a ídolos, valores e ideias em oposição à adoração a um Deus monoteísta.
E como já dissemos, quero enfatizar de novo que a idolatria é considerada um dos maiores pecados na bíblia. Assim sendo, imagens, ideias e objetos, constituem idolatria, e quais quer ato de veneração e honra. Porque; Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. Jo 4:24.
A idolatria é o pecado mais mencionado na Bíblia. A decisão de pessoas se prostrarem diante de imagens, objetos e até de outras pessoas recebe mais condenação nas Escrituras que qualquer outra violação das leis divinas. Como está escrito: Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. Êxodo 20:2-5.
Temos que lutar contra tudo que queira tirar o foco de Jesus, de onde emana todo o poder. Nos dias de hoje infelizmente certas igrejas evangélicas se consolida de maneira incontestável no nosso meio usando a idolatria dissimulada. E não tem como negar as evidências são gritantes que denunciam esta crescente onda de se prestar culto aos ídolos que vão sendo criados, sacramentados e adorados nos altares levantados de certas igrejas evangélicas.
Hoje vivemos a era das celebridades instantâneas, cantores, bandas e outros artistas do meio evangélico levam plateias ao delírio. Esses que compõe estas plateias, em sua grande maioria, são atraídas pelos espetáculos de luzes e sons ou simplesmente estão interessados em seus ídolos, nada mais. Alguns ensaiam gritos que confessam seus pecados ao escancararem sua apostasia: DIZENDO: RU RU RE RE CADÊ VOCÊ ESTOU AQUI SÓ PRA TI VER.
Homens e mulheres que deveriam levar as pessoas à adoração ao único Deus. PORÉM,   estão roubando a glória do Eterno Criador com suas excentricidades e performances recheadas de efeitos especiais; com técnicas de oratória e muito, muito jogo de cena. Estes são capazes de gerar catarse coletiva em estádios lotados de gente ignorante das verdades bíblicas. Os tais estão longe da vida piedosa e da santidade características de verdadeiros adoradores de Deus. Existem até aqueles que simulam milagres com intuito de angaria mais adeptos para sua igreja, isso acontece para se cumprir as Escrituras que diz: A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira,  2 Tss 2:9.
A DESCULPA PARA PRÁTICA DA IDOLATRIA EVANGÉLICA É MESMA DO CATOLICISMO
Segundo a exegese católica, Deus ordena a Moisés a confecção de duas imagens de anjos para a Arca da Aliança: Farás também 'dois querubins de ouro; de ouro batido os farás', nas duas extremidades do propiciatório. Farás um querubim na extremidade de uma parte, e outro querubim na extremidade de outra parte; de uma só peça com o propiciatório fareis os querubins nas duas extremidades dele. Êxodo 25:18-19. Significando que a igreja pode fazer o mesmo.
Para completar sua aberração teológica eles citam Josué que se prostra diante da Arca, para eles essa atitude é possivelmente um exemplo de veneração de uma imagem ou objeto: Josué rasgou suas vestes e prostrou-se com a face por terra até a tarde diante da arca do Senhor, tanto ele como os anciãos de Israel, e cobriram de pó as suas cabeças. Josué 7:6.
Mas, porque Josué fez tal coisa?
Vamos analisar a ação de Josué. Usando a bíblia como sua própria interprete.
Temos uma questão aqui: Deus se fazia presente com sua Shekinah em qualquer lugar naquela época? É claro que não! Mas, entretanto sabemos que no caso da arca, Deus se fazia presente nela. Isso significa que nesse tempo Deus não habitava com os homens. Porque, Jesus ainda não havia morrido na cruz para tirar a maldição no homem. Assim sendo, Deus se fazia presente pessoalmente na arca e não era de forma representativa. Então como Josué não tinha a SHEKINAH, a presença de Deus em si mesmo ele buscava a presença de Deus na arca.
Hoje é completamente diferente. POR QUÊ? Porque, além de Jesus ter rasgado o véu que nos separava de Deus ele enviou o Espirito Santo para habitar em nós. Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim. Jo15:26. Assim, não precisamos mais buscar na arca ou qualquer outro lugar porque o reino de Deus está dentro de nós. Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está dentro vós. Lc 16:21.
SENDO DESTA forma, hoje é idolatria simples e pura se curvar a arca, homem, anjo, animal ou a qualquer outra coisa. Porque nós já temos a SHEKINAH na Pessoa do Espirito Santo que é o selo de Deus em nós, como está escrito: Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. Ef 1:13.
Querido entenda uma coisa, Idolatria é um pecado imperdoável, sendo classificado como a dar honras, veneração ou a confecção de qualquer tipo de imagem relacionada ao divino, bem como arrogância e egoísmo. Isto é fato quer você queira ou não.
Não adianta quere apontar para os padrões de culto do Antigo Testamento seguido pelo povo hebreu, em que eles tratam com reverência ou veneração certos lugares e objetos, sem adorá-los, isto é, prestar-lhes o culto que está devidamente reservado apenas para Deus. Porque hoje querido nós temos o Espirito Santo de Deus Ele é nosso ponto de contato para com Deus.
Quem precisa buscar a água do mar morto, se batizar no Jordão e visitar os lugares em que Jesus andou para obter unção não tem o Espirito de Deus na sua vida. É providencial quando Paulo diz: E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. Ef 4:30. Porque, muitos estão deixando o Espirito Santo triste por buscar apresença de Deus em objetos ou pessoas vazias que não tem a SHEKINAH e precisam inventar meios e a talhos para presença de Deus que está em cada crente sincero, nascidos de novo em Jesus Cristo. 
A Igreja e certos pastores evangélicos precisam ter vergonha na cara e buscarem o Espirito Santo para serem exemplos de vida com Deus, exemplos em todas as áreas da igreja. Paulo era um referencial de sua época ele batia no peito e dizia: Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam. Filipenses 3:17. É disso que precisamos e para que esse nível seja real em nós é necessário dar lugar devido a Deus.
Não precisamos de ídolos gospel que “ministram” por dinheiro colocando preços de 15, 20, 30 mil reais. Que decidiram por loucura própria fazer uma lista de exigências que nem Jesus, Paulo ou João fizeram quando exerciam seu ministério: hotéis 5 estrelas, frutas tropicais, água mineral de marcas específicas, dezenas de seguranças, carro blindado e outras coisas. Que se acham indiferentes e tem preconceitos com certas cidades, regiões, raças, e condição espiritual. E muitas das vezes são pessoas que se isolam da liderança espiritual de sua igreja para que não venha precisar responder a ninguém sobre seus trambiques e pecados. Aparentemente chegaram num nível tão alto que não precisam mais de pastor e de igreja para acompanhá-los, agora podem caminhar sozinhos. Por isso temos visto tanto insubmissão e rebeldia em muitos ministérios. Assim sendo, o resultado é uma geração de cegos e egoístas que estão sendo guiados para o inferno devido a insubordinação e a idolatria.
OS LIDERES EVANGÉLICOS USAM TEXTOS DISTOCIDOS PARA LEVAR A IGREJA A IDOLATRIA
Para justificar sua idolatria os pastores de certas igrejas evangélicas distorcem Mateus 10:40 que diz: Quem vos recebe a mim me recebe; e quem me recebe aquele que me enviou.
Este texto é usado a fim de dizer que Cristo estava apoiando o culto prestado aos ídolos gospels. Essa tentativa é um é um processo desonesto conhecido como “eisegese” que nada tem haver com exegese bíblica, nessa artimanha eles colocam suas ideias no texto bíblico.
Neste texto Jesus está falando para receber com respeito os pregadores do evangelho e não expulsa-los como era de costume na época. O que Jesus está dizendo é que qualquer pessoa que os recebesse estaria o recebendo também através do seu evangelho. Significa que quem receber os pregadores poderão aceitar Jesus como único e suficiente Salvador. Esta seria a verdadeira forma de recepcionarem o Mestre Jesus. Os versos 41 e 42 não deixam dúvidas quanto isto. A ideia de veneração, homenagem exagerada não faz parte do texto aqui. Nem muito menos está dizendo para receber imagens, essa ideia de que outros seriam beneficiados se “recebessem imagens” dos santos nem passa pela cabeça de Jesus.
A ARCA DA ALIANÇA
Outro absurdo que vemos é a ideia da arca da aliança na igreja evangélica, para alguns lideres a arca vai trazer a SHEKINAH de Deus para igreja. Porém como já disse, nos dias de hoje não precisamos da arca, pois, nós temos a SHEKINAH de Deus em nós mesmo que somos a verdadeira arca da aliança de Deus. NOS DIAS de hoje quem traz a SHEKINAH de Deus para nós é a mensagem da cruz que prega o sacrificio de Jesus. Assim sendo, é o evangelho descrito na bíblia que é o verdadeiro responsavel pelo advento da Shekinah de Deus em nós pelo Espirito Santo, que vem pela pregação da mensagem da cruz, quando aceitamos a Cristo Jesus.
Quando isso acontece se cumpre a profecia do profeta Jeremias que diz: E dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência. E sucederá que, quando vos multiplicardes e frutificardes na terra, naqueles dias, diz o SENHOR, nunca mais se dirá: A arca da aliança do SENHOR, nem lhes virá ao coração; nem dela se lembrarão, nem a visitarão; nem se fará outra. Note que o texto é bem claro ao dizer que:nunca mais se dirá: A arca da aliança do SENHOR e que Jamais se fará outra. Sendo, isso um fato, então a tentativa de recontruir a arca da aliança É ANTIBÍBLICO. Confeccionar, vender ou ter uma arca da alinça na igreja É HERESIA, é querer ser amaldiçoado novamente por ser uma pessoa idolatra. Portanto, meus amados, fugi da idolatria. 1Co 10:14.
Porém, alguns pastores mercenários por ganancia distorcem Êxodo 25:18-20 e Números 21: 8 e 9: Farás dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório; um querubim, na extremidade de uma parte, e o outro, na extremidade da outra parte; de uma só peça com o propiciatório fareis os querubins nas duas extremidades dele. Os querubins estenderão as asas por cima, cobrindo com elas o propiciatório; estarão eles de faces voltadas uma para a outra, olhando para o propiciatório.
Disse o SENHOR a Moisés: Faze uma serpente abrasadora, põe-na sobre uma haste, e será que todo mordido que a mirar viverá. Fez Moisés uma serpente de bronze e a pôs sobre uma haste; sendo alguém mordido por alguma serpente, se olhava para a de bronze, sarava.
Temos que ter em mente que estes versos não estão nos incentivando a transgredir o segundo mandamento da lei de Deus, que é imutável segundo lemos em Mateus 5:17, 18; Isaías 40:8; Romanos 3:31; Hebreus 13:8 diz que Jesus não muda. Na verdade Deus orientou que fossem feitas imagens de anjos para ensinar ao povo a respeito de Seu plano de salvação através do ritual do santuário. Estas imagens, contendo os anjos com o rosto voltado para a arca, simbolizavam a reverência dos anjos para com Deus e Sua lei. Algo que todos devemos fazer é olhar para Deus e suas leis divinas.  
IMAGEM E OBJETOS NA IGREJA
Para alguns lideres desculparem sua inescrupulosa ação de colocar objetos e imagem na igreja. É distorção do texto que fala de anjos e da serpente de bronze no deserto.
Porém, as imagens dos querubins representam a ação e o ministério dos anjos no plano de salvação. Como está escrito: Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação? Hb1:14.
Jesus é muito direto ao dizer. Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. Mt4:10
Nestes termos, somos claramente ensinados que os anjos são criaturas e não devem ser cultuados. Assim sendo, como já disse e repito estas imagens não eram para ser adoradas, mas para ensinar ao povo verdades espirituais. Podemos concluir dizendo que os querubins, feitos por ordem de Deus, não foram objetos de adoração. Representavam criaturas que servem a Deus, sempre próximos ao trono do Senhor. O propiciatório, que ficava em cima da arca da aliança, representava o trono de Deus. Os querubins serviam para lembrar o sumo sacerdote, quando entrava no Santo dos Santos, que esta sala do tabernáculo representava a presença de Deus. Mas jamais adoraria os próprios querubins.
Há aqueles teimosos que se desculpam citando, a serpente de bronze. Mas, ao analisar o texto veremos que ela, a serpente de bronze, não foi feita para ser adorada ou reverenciada. A própria Escritura explica o significado daquele acontecimento, dizendo: E do modo porque Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o filho do homem seja levantado, para que todo o que nele crê tenha a vida eterna. João 3:14 e 15.
Note que, que não foi intuito de Deus que os israelitas adorassem a imagem, mas sim que olhassem para ela para serem curados do veneno das serpentes que os atacaram. Perceba que o olhar era uma evidência de fé no Deus que havia ordenado ela ser erguida no deserto para a cura do seu povo. Porque, este evento era profético, significa o motivo de que “olhar” para a serpente de bronze simbolizava “olhar para Cristo”. Da mesma forma que povo de Israel foi salvo por ter olhado para a serpente de bronze levantada no deserto, nós seremos salvos se olharmos para Jesus Cristo erguido na cruz do Calvário. O Apostolo Paulo escrevendo sobre a velha aliança e seus ritos e objetos do antigo testamento nos esclarece sobre esse assunto quando diz: Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo. Cl 2:17. Ou SEJA, tanto arca como todos os utensilios que serviam como auxilio aos sacerdotes para adoração eram tipos e sombras das coisas reais presente em nós pelo Espirito Santo.
 A IDOLATRIA A PASTORES
Alguns pastores espertalhões para afirmar sua autoridade pastoral e impor suas aberrações teológicas e distorsões bíblicas fazem uso do verso: Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil. Hb 13:17.
Temos que ter em mente que um pastor apenas tem autoridade para orientar pelo ensino da palavra de Deus e que essa autoridade é invalidada quando ele ensina heresias ou leva o povo a praticar pecado. A bíblia é clara quando diz: Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.  Gl 1:8. Assim sendo, todo pastor que ensinar ou praticar heresias é amaldiçoado e por sua vez toda igreja que segue suas heresias também é maldita.
Todos os Cristãos devem saber que nunca são orientados a se submeterem cegamente aos líderes da Igreja, a bíblia diz: Examinai tudo. Retende o bem. 1ts 5:21. Significa que somente devem submeter-se aos verdadeiros homens chamados por Deus, os quais estão liderando de acordo com a Palavra de Deus. Como o Apóstolo Paulo disse: Sede meus imitadores, como também eu de Cristo. 1 Co 11:1. Não porque é pastor que devo me submeter a ele cegamente. Devo respeitar como tenho que respeita a todo Cristão. Jesus nos ensinou dizendo: "Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.  Mt 7:20. Pastores de acordo com a Bíblia amam o rebanho e lideram pela compaixão, mas aqueles do tipo soberano que querem adoração disfarçada de honra, e que tipicamente não gostam de ter compaixão; esses não encorajam; eles simplesmente exigem. 1 Tessalonicenses 2:7-8. Pastores conforme a Bíblia sabe que o rebanho não pertence a eles, mas pastores do tipo QUE QUEREM HONRAS E ADORAÇÃO, sentem que possuem a propriedade do rebanho e assim podem controlar todos de acordo com sua própria vontade. 1 Pedro 5:2-3.
CONTUDO, se faz necessário dizer que um Cristão deve cuidadosamente guardar seu espírito para não tornar-se uma pessoa desagradável. Ele deve examinar-se a si mesmo diante do Senhor para estar certo de que não é um rebelde para com a autoridade dada por Deus ao verdadeiro pastor. Algumas vezes pensamos que o problema é daqueles que impõe as regras sobre todos, quando na realidade o problema é de nosso próprio espírito irredutível com preconceitos. Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver. Hb 13:7.
Tenha sempre em mente que abusos de autoridade pastoral não negam o fato de que a Bíblia nos diz que Deus tem dado autoridade aos pastores, e não nega o fato de que a Bíblia exige que estejamos submissos aos que Deus chama pastores. ENTRETANTO, em casos nos quais um Cristão está sob a influência de uma situação pastoral abusiva e não conforme as Escrituras, ele ou ela devem manter um espírito apropriado e atitude de estima e consideração à autoridade pastoral. Ele deverá deixar a Igreja se necessário, e encontrar uma Igreja espiritualmente saudável que seja liderada por homens de Deus, e juntar-se a ela e submeter-se à autoridade que Deus deu a eles.
Sempre é bom lembrar que há fato que muitos desejando cumprir o verso de reconhecer a autoridade pastoral caem na cilada de idolatrar o seu pastor. Lamentavelmente a igreja tem se apoiado em lideranças personalistas, mesmo que de natureza benéfica. Homens têm sido colocados em evidência junto com Cristo e a mensagem do Evangelho, e quando esses homens caem à credibilidade da mensagem cai junto. A prática tem demonstrado que é preciso despersonalizar a igreja. O Evangelho não necessita da autoridade de homens para se firmar. Ele tem autoridade por si. A igreja precisa reconhecer a autoridade pastoral sem deixar de entender que eles são homens como todos os outros membros da igreja com o diferencial de serem ungidos para fazerem o serviço sacerdotal na igreja com exemplos e dedicação a Deus com uso sempre frequente da bíblia. Assim sendo, é deve de cada membro ler e estudar a bíblia para analisar os ensinos do seu pastor. Como está escrito: Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.  Mt 22:29.
Por fim, entenda que o motivo deste texto é alertar sobre a idolatria dentro da igreja, aos líderes cristãos. Na Bíblia lemos que devemos amar, obedecer e honrar nossas autoridades, que foram instituídas por Deus, mas alerta sobre a moderação. A partir do momento em que esse amor se torna um sentimento exagerado, ele perde a essência e leva a pessoa a idolatrar o seu líder. O perigo disso é que o líder também é ser humano e, da mesma forma que o liderado, corre o risco de cair em tentação e cometer erros. Quando isso acontece, muitos se desviam do evangelho decepcionados. Porque não olharam para Deus, mas para o homem.

Continua...


                                                                                                                       SHALOM ADONAY


JOSÉ ALFINYAHU
Professor, Th.M em bíblia e Th.D em Teologia Sistematica.



Declaração de Direitos Autorais

O conteúdo em nosso site é produzido por Escola Teológica para Profetas, e pertence por direito ao autor, publicador e/ETP.org. Se você gostou desse artigo, encorajamos você a distribuí-lo, desde que concorde com a política de copyright de ETP.org. e inclua essa nota.

Leia também
CARNAVAL O BEZERRO DE OURO GOSPEL


CURTA NOSSA PAGINA NO FACEBOOK:
  




CURSO FORMAÇÃO TEOLÓGICA

Ajudar comprando nossos cursos

Adquirindo nos cursos você já contribui para continuação desse trabalho de divulgação da palavra de Deus e manutenção de nossos projetos sociais que visa reintegrar na sociedade aqueles que estão excluídos pela extrema pobreza.  

       Nossos Cursos foram desenvolvidos através do Moderno Método de Ensino Open University, Utilizado nas mais conceituadas universidades internacionais, onde os alunos estudam as matérias conforme sua necessidade, prioridade e disponibilidade.

             O Curso é GRÁTIS, sem mensalidades, você paga apenas uma TAXA de manutenção é pode parcelar no cartão de 10 vezes sem juros. Assim, que recebemos a notificação do seu pagamento enviaremos o curso completo, junto com a ficha de inscrição. O material chega pra você de imediato no seu Email. O acompanhamento será pela internet, tiraremos todas suas dúvidas.






DOAÇÃO VIA INTERNET

Caso queira fazer doação de qualquer valor para nos ajudar, via internet, utilizando cartões de crédito, débito o boleto bancário, clique no botão de “doação” abaixo. Utilizamos os serviços do PagSeguro Uol. É rápido e seguro.

AO DOAR GANHE UM BRINDE

         OBRIGADO por Ajudar nosso TRABALHO Social. SUA DOAÇÃO ajudará MUITAS PESSOAS SEREM Alcançadas e SOCORRIDAS. Ao DOAR qualquer valor VOCÊ GANHA TOTALMENTE GRÁTIS à ENCICLOPÉDIA DE BÍBLIA, TEOLOGIA E FILOSOFIA: 
6 VOLUMES de Russell Norman Champlin. Em mídia digital
Que enviaremos para seu E-mail assim que com firmamos sua doação.


PARTICIPE e GANHE!

PARA CONTRIBUIR COM QUALQUER VALOR CLIQUE EM DOAR 
AQUI EM BAIXO



Nenhum comentário:

Postar um comentário