Assembléia de Deus Missão Brasil: ESCÂNDALOS E PEDRA DE TROPEÇO NA IGREJA

quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

ESCÂNDALOS E PEDRA DE TROPEÇO NA IGREJA

Causar ou cometer escândalo é pecado!

Mas vede que essa liberdade não seja de alguma maneira escândalo para os fracos.
1 Coríntios 8:9.

No Novo Testamento são empregadas duas palavras que transmitem o sentido de algo contra o que alguém tropeça. São os gregos proskomma, pedra de tropeço, um termo com significado amplo mas que refere-se originalmente a vara que fazia com que uma armadilha disparasse, ou seja, assume o sentido de cilada colocada no caminho como ocasião de tropeço a alguém.
Escândalo é uma palavra proveniente do grego σκανδαλων (skandalon), e, segundo o Dicionário do Novo Testamento Grego, pode ser traduzida, dentre outras possibilidades, como “tropeço” ou “obstáculo”, no sentido de que um skandalon é tudo aquilo que faz alguém cair ou tropeçar, ou ainda que impede o avanço de seu crescimento ou aprendizado. Etimologicamente, o termo remete à ideia de um pau de arapuca, ou ao gatilho de uma ratoeira, no sentido de que o escândalo é algo que leva uma pessoa a tentação, e então a prejudica. Seguindo este raciocínio, no contexto cristão, o escândalo é algo que leva uma pessoa a cair no pecado, tropeçar nos princípios da Palavra, se desviar, ou que tem o poder de impedir que uma pessoa cresça em sabedoria, conhecimento e aprendizado cristão.
Como já foi dito, escândalo, no Novo Testamento, vem de skandalizo e significa conduzir alguém a tropeçar, servir de motivo para levar alguém a pecar e a apostatar da fé.
É sempre neste sentido que a palavra é usada no Novo Testamento.
Jesus nos diz que é óbvio que venham os escândalos entre os irmãos é esse mundo. Pois uns procuram se esforçar para agradar nosso Deus e não aos homens e outros escandalizam com o seu testemunho; mas, nós vamos se esforçar e não se escandalizar ou escandalizar alguém com nossa vida, pois estamos aqui para fazer a diferença.
O modo com que as expressões pedra de tropeço e escândalo aparecem em algumas passagens bíblicas, nos adverte para a realidade de que em algumas ocasiões pode acontecer de um cristão tentar alguém a pecar, e tal comportamento deve ser evitado a todo custo ou corrigido rapidamente.
Quando João Batista estava na prisão e pediu aos seus discípulos que perguntassem a Jesus se Ele era o Messias, provavelmente por ter titubeado em relação ao martírio que estava sofrendo por pensar que o poder do Messias com todas as promessas de bênçãos para todos os que nEle cressem, não estava funcionando no seu caso.
Por isso, ao ter curado várias pessoas na presença dos discípulos de João, nosso Senhor declarou o seguinte: Bem-aventurado é aquele que não achar em mim motivo de tropeço. Mateus 11:6. Esta palavra tropeço foi vertida da mesma palavra grega skandalizo, usada nos demais textos onde foi traduzida por escândalo.
Porém, como uma imensidão de outras palavras, o termo grego skandalizo; para escândalo é um termo polissêmico, ou seja, que tem diversos significados diferentes! Assim como no português há muitas palavras polissêmicas, como, por exemplo, a palavra manga, que pode significar tanto o fruto de uma mangueira, quanto uma parte de uma camiseta, ou ainda uma pastagem cerrada para cavalos e bois, o grego também tem suas polissemias, e a palavra escândalo é uma delas! No Dicionário Grego-
Português, o termo escandalizar pode significar pelo menos três ações:
1 Escandalizar; levar a pecar;
2 Escandalizar; abandonar a fé;
3 Escandalizar; ofender; aborrecer
Porém todas levam alguém ao pecado como podemos ver a seguir:
Portanto, se o teu olho direito te escandalizar (te levar a pecar), arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. Mateus 5.29
O que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria; Mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo se escandaliza (abandona a fé). Mateus 13.20-21
Mas, para que os não escandalizemos (ofendamos), vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir, e abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter; toma-o, e dá-o por mim e por ti. Mateus 17.27.
Como podemos ver, embora as três ocorrências tragam o termo skandalizo para escandalizar, em cada versículo há um significado diferente. Porém, necessário se faz dizer que apesar de diferentes significados do termo skandalizo para escândalo; temos que entender que o escândalo independente do significado deve ser evitado a todo custo porque ambos levam ao pecado.
Assim sendo, o escândalo que deve ser evitado é o ato que leva alguma pessoa a pecar, ou abandonar a fé, e aquele que traz descontentamento a alguém, ou que é visto como uma ofensa também; porque ofender alguém é pecado perante Deus.
Afinal, por que Jesus não quis ofender as pessoas? Como está escrito: Mas nós não queremos ofender (skandalizo) essa gente. Por isso vá até o lago, jogue o anzol e puxe o primeiro peixe que você fisgar. Na boca dele você encontrará uma moeda. Então vá e pague com ela o meu imposto e o seu. Mateus 17.27.
Ora, se Jesus não quis ofender; porque eu irei ofender e achar que não é um escândalo, ou melhor, dizendo pecado.
É verdade que somos livres para não pecar. Todas as coisas são puras, lícitas, mas, nem todas devem ser praticadas. Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma. 1 Coríntios 6:12. Desse modo, o que é permitido, se causar algum escândalo, deve ser evitado. Seu testemunho de vida cristã precisa ser maior do que qualquer prazer que possa usufruir.

A PALAVRA DE DEUS CONDENA OS QUE PROVOCAM ESCÂNDALOS

Ai do mundo, por causa dos escândalos. Porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem. Portanto, se a tua mão ou o teu pé te escandalizar, corta-o e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida coxo ou aleijado do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno. Mateus18v7,8.

Pela Palavra de DEUS, a nossa liberdade acaba onde passa a ofender a alguém fraco na fé. Ora, quanto ao que está enfermo na fé, recebei-o, não em contendas sobre dúvidas. Romanos 14:1. Esses limites devem ser respeitados, por isso, examine a sua liberdade. A orientação é para ser seguida à risca e não seja responsável pelo desvio de algum filho do Senhor.  E disse aos discípulos: É impossível que não venham escândalos, mas ai daquele por quem vierem! Melhor lhe fora que lhe pusessem ao pescoço uma mó de atafona, e fosse lançado ao mar, do que fazer tropeçar um destes pequenos. Lucas 17:1,2. Lute para em tudo glorificar o Nome de DEUS e cumprir a missão que lhe foi delegada. Não seja parecido com uma criança manhosa que chora por qualquer brinquedo que lhe é negado. O importante é não estar em oposição aos planos de Deus nem causar dano a uma vida que Ele esteja levantando.
Frequentemente vemos ou ficamos sabendo de notícias sobre pessoas conhecidas, Cristãs ou frequentadoras de alguma igreja, estarem envolvidas com coisas e práticas erradas, e muitas das vezes a imprensa faz questão de divulgar bastante, mostrando assim, quem é a pessoa. Afinal, nós Cristãos, temos o dever de sermos santos todo o tempo, de darmos bons exemplos, de andarmos como Jesus andou, e quando assim não procedemos, o ímpio é o primeiro a nos apontar, e não podemos reclamar, pois não podemos de forma alguma dar maus exemplos.
Veja o quanto é decepcionante quando descobrimos que determinado pastor ou líder de alguma igreja desviava dinheiro da mesma, furtando os dízimos dos fiéis, enganando os mesmos, ou exigindo além do que diz palavra, fornicando, odiando, brigando, sendo violento no seu lar com sua família, sendo avaro, miserável, mentiroso, caloteiro, dando cheques sem fundos, sendo um mau pagador, enfim, praticando muitos atos condenáveis.
Estes se dizem Cristãos, mas cometem todos os tipos de pecados, às vezes mais até que os ímpios.
Entretanto, saiba que o sofrimento dos tais, se ainda não é, será simplesmente terrível. É algo que nem mesmo conseguimos imaginar, por cada alma que se desvia, por cada pessoa que se afasta da fé, pelos maus testemunhos. Saiba que este viverá a eternidade em total e violento terror, digo toda a eternidade.
Portanto devemos sempre fugir do pecado, pois é da vontade da carne. Fujamos. Devemos resistir a tudo o que é contrário à palavra do Senhor para que não sejamos maus exemplos e assim selarmos o nosso futuro.
Vamos andar e viver na palavra. Não fuja da palavra, não busque facilidades. Busque somente a verdade. Não siga os maus exemplos.
Tenha cuidado para que os fracos não sejam expostos à extensão da liberdade que você tem em Cristo. Isso vale para todas as coisas, porém, especialmente, para as espirituais. O melhor é lutar com o Senhor para que Ele fortaleça aqueles que, no momento, estão fracos na fé. Com o passar do tempo, tendo-se fortificado, essa pessoa já não será mais um impedimento, no entanto, que fique bem claro que sua liberdade em Deus jamais será uma licença para pecar ou fazer alguém pecar.
O escândalo é mais grave conforme a autoridade da pessoa que o provoca; ou da fraqueza dos que o sofrem. É mais grave quando é cometido por quem deve ensinar e ser um exemplo. É mais grave ainda quando o escândalo é cometido por um pai diante de seus filhos, de um líder diante dos liderados, de um Cristão diante dos fiéis. Aquele que deve ser exemplo e modelo de vida não pode dar mau exemplo porque é um escândalo para os que estão em formação.
Temos que vigiar não apenas no nosso meio, mas principalmente dando bom testemunho aos que são de fora. Muitos cristãos são "grandes" exemplos dentro da igreja, mas não se comportam de forma santa no meio de ímpios, esquecendo que o ímpio de hoje pode ser um cristão de amanhã, trazendo assim, escândalos para dentro da igreja. Sem contar também que o "mal comportamento" fora da igreja, pode causar escândalos no mundo, ridicularizando o nome da igreja e do próprio Senhor Jesus.
Esquecem que o mestre disse: Mas, qualquer que escandalizar um destes pequeninos, que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azenha, e se submergisse na profundeza do mar. Mateus 18:6.
O cristão é uma carta viva e lida por todos, por isso ele deve permanecer sempre em vigilância, não fugindo apenas do mal. Mas também de sua aparência.  
É responsabilidade nossa como cristãos conhecedores da Palavra de Deus promover a edificação, sendo exemplos não apenas em palavras, mas principalmente em atitudes, para um crescimento forte e saudável da igreja.
Devemos evitar comportamentos que fazem os nossos irmãos tropeçarem; como está escrito:
Portanto, deixemos de julgar uns aos outros. Em vez disso, façamos o propósito de não colocar pedra de tropeço ou obstáculo no caminho do irmão. Por isso, esforcemo-nos em promover tudo quanto conduz à paz e à edificação mútua. É melhor não comer carne nem beber vinho, nem fazer qualquer outra coisa que leve seu irmão a cair. Romanos 14:13,19,21.
Cada um de nós deve agradar ao seu próximo para o bem dele, a fim de edificá-lo. Romanos 15:2.
Portanto, se aquilo que eu como leva o meu irmão a pecar, nunca mais comerei carne, para não fazer meu irmão tropeçar. I Coríntios 8:13.
Assim sendo, quando for fazer algo em sua vida, avalie sempre a repercussão que isso pode trazer e avalie se vale à pena fazer. Avalie se essa ação resultará em um mau testemunho, mesmo que seja um direito seu. Questione o seguinte; Alguém será impactado negativamente com isso que vou fazer? Poderei afastar da fé pessoas iniciantes, que ainda não tem um sólido fundamento em suas vidas? Causarei escândalo com esse meu procedimento?
A grande verdade é que escândalos e traições geram o esfriamento da fé e do amor até mesmo dos firmados e amadurecidos. Jesus é claro ao dizer: O amor se esfriará de quase todos. Mateus 24.12. O esfriamento da fé vem pelo aparecimento de falsos cristãos e falsos profetas, cujos objetivos é tão somente confundir a verdadeira fé dos crentes.

ESCÂNDALOS QUE ALGUNS COMETEM E ACHAM NORMAL
Não honrar pai e mãe, muitos jovens e jovens cristãos perderam o respeito por seus pais, fazem as coisas por sua própria vontade, não importando o que seus pais pensam sobre isso, a gente vê pelas igrejas jovens que tratam mal os pais, que não obedecem, que brigam com eles e gente isso é tipo muito feio, pois nós devemos honrar e respeitar sempre os nossos pais. como está escrito: Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor,o teu Deus, te dá. Êxodo 20:12.

Ficar falando mal de pessoas da igreja, dos pastores, dos membros, de todo mundo, achar que você pode julgar alguém, achar que você pode chegar na fulana e dizer que a beltrana tá fazendo isso ou aquilo por aí, falar que seu líder não tá fazendo as coisas direito, falar que seu pastor não pregou bem, que não era de Deus, isso faz você ter sim um mau testemunho, não importa que você esteja na igreja, você não deve ficar falando mal de ninguém, muito menos dos seus irmãos, você não é melhor que eles, isso só faz de você um crente fofoqueiro. E a Bíblia diz: Não propagarás fofocas no meio do teu povo. Levítico 19:16.

As pessoas no seu trabalho ou na sua escola, não sabem que você é crente, você tem vergonha de falar que é de Deus, você tem medo do que elas possam pensar se souberem que você é cristão, aí elas descobrem e você fica com vergonha, isso é mau testemunho, ter vergonha do Deus que você serve, imagine se Deus ficasse com vergonha de você?
Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade. Efésios 4:22-24

Ser influenciado por quem não tem bom testemunho, porque se não estiver firme com Deus vai acabar pecando por causa das pessoas, para que elas não fiquem falando o quanto você ficou careta depois que se converteu.
Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo; Filipenses 2:15.

Não medir as consequências de nossas atitudes em momentos de raiva e estresse. Situações onde acontecem coisas e a pessoa xinga aos quatro cantos da Terra, se ira de uma forma que não é ira que Deus aceita, chuta, quebra, fala alto, se estressa. A gente não pode ser assim, podemos até fazer tudo escondido, dos pais, dos pastores, dos líderes, mas o mundo inteiro nos vê, e eles são as pessoas que deveriam ver a diferença em nós, deveriam ver o agir de Deus nas nossas vidas. Tendo um mau testemunho estamos negando o que Deus pode fazer na vida dessas pessoas e pior estaremos escandalizando o evangelho, pois tem muita gente que é do mundo e não quer saber de crente por conta de suas atitudes.
Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade. Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo. Quando vocês ficarem irados, não pequem. Apazigüem a sua ira antes que o sol se ponha, e não dêem lugar ao diabo. O que furtava não furte mais; antes trabalhe, fazendo algo de útil com as mãos, para que tenha o que repartir com quem estiver em necessidade. Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo. Efésios 4:22-32.

A CORREÇÃO DO IRMÃO QUE CAUSA ESCÂNDALO
Quando sabemos de escândalo na vida de um irmão, devemos agir. Os espirituais devem corrigi-lo com brandura (Gálatas 6:1). Também sofremos com as fraquezas humanas, e devemos ser compreensivos na abordagem do irmão. Mas a nossa compreensão não justifica o seu erro, e não deve se tornar tolerância ou aprovação. Ajamos com brandura, mas eficiência ao corrigir. Temos que ter em mente que nosso objetivo é a conversão do irmão de seu pecado é a salvação de sua alma; como está escrito: Meus irmãos, se algum de vocês se desviar da verdade e alguém o trouxer de volta, lembrem-se disso: Quem converte um pecador do erro do seu caminho, salvará a vida dessa pessoa e fará que muitíssimos pecados sejam perdoados. Tiago 5:19,20; o autor de Provérbios diz: Liberte os que estão sendo levados para a morte; socorra os que caminham trêmulos para a matança! Provérbios 24:11.
Há Igrejas que ensinam a impossibilidade do crente perder a salvação; como no caso do calvinismo que oferecem uma falsa ou nenhuma segurança às pessoas que caem. Tiago disse que o resgate do irmão que peca é uma conversão que salva a alma dele. 
Não trataremos do calvinismo aqui neste estudo porque já falo dele no estudo sobre predestinação.
Voltando ao assunto; existe casos em que a correção pública é necessária; como está escrito: Aos que pecarem, repreende-os na presença de todos, para que também os outros tenham temor. 1 Timóteo 5:20.
Alguns pecados públicos, se não corrigidos diante das outras pessoas, poderão levar outros ao mesmo erro. É desagradável, mas necessário, responder publicamente aos erros de alguns irmãos. Como no caso de Pedro que foi repreendido por Paulo, Gálatas 2: 11-14.
Em questões de ofensas pessoais, Jesus deu instruções específicas sobre como agir. Quando um irmão peca contra outro, devemos fazer o que Jesus mandou:
1. Falar em particular com a pessoa que nos ofendeu.
2. Se ela não aceitar a correção, devemos tentar de novo, levando uma ou duas testemunhas. 3. Se ela ainda não se arrepender, devemos levar o caso à igreja, que também deve repreender o ofensor. Se a pessoa for rebelde até esta última etapa, devemos nos afastar dela. Por outro lado, se o ofensor se arrepender, em qualquer momento, devemos perdoar e nos reconciliar, certos de que Deus, também, perdoa o arrependido. Como lemos em Mateus 18:15-17: Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão; Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada. E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano. 
Como estas instruções de Jesus proíbe a prática comum de espalhar notícias dos erros particulares dos outros, sem primeiro falar com eles para ajudá-los. (Provérbios 20:19; 26:20-22).

MINISTÉRIO PEDRA DE TROPEÇO
Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servi ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais, porém eu e minha casa serviremos ao senhor. Josué 24:15.
Muito se escreve sobre a disciplina na Igreja, mas pouco se fala de como deve ser a disciplina na vida dos pastores e do ministério, eles fazem bico. Até por isso, as igrejas não sabem como agir quando os pastores e obreiros erram ou pecam e em geral agem de maneira errada. Por outro lado, pastores autoritários se tornam displicentes com seus erros e nunca admitem erros, inclusive, quando exortados ameaçam os irmãos de se levantarem contra o ungido do Senhor.
Pastores sendo reféns do pecado, ao invés de combater o pecado, suas ovelhas prostituem, se escandalizam, trazem toda sujeira do mundo, para dentro das igrejas, traem seus parceiros, traem a igreja, usam vestimentas que escandaliza a igreja de Deus, cometem todos os tipos de pecados e é protegida pelos seus pastores, a verdade é quem protege lobos sacrificam ovelhas.
O fato é que uma igreja inteira pode ficar afetada pelo pecado do seu líder. Lideranças frias geram ovelhas frias, lideranças soberbas geram crentes soberbos, lideranças intelectualizadas geram igrejas racionais. E o pecado corporativo que tem que ser encarado como tal. A esfera de sua influência é realmente grande. Não devemos ser cúmplices do pecado de outrem. Sabemos que o que plantamos, colhemos. Por isso Jesus já nos fazia ter cautela quanto aos falsos mestres, Mateus 24:24, e Paulo nos exorta a não darmos ouvidos a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, os quais vêm por meio daqueles que falam mentiras e têm cauterizada a própria consciência. 1 Timóteo 4:1-2.
A liderança de muitas igrejas, infelizmente, acha-se compromissada com mentiras, com roubos e com corrupção. E o efeito do pecado da liderança sobre o rebanho é destruidor. Dependendo do peso que a liderança tenha diante da congregação, esse estado de coisas, esse espírito, esse comportamento começa a ser notado pelo resto do povo que dela faz parte. Certamente toda a congregação será afetada.
Gerações inteiras podem ser corrompidas por falsos líderes, ou por líderes que estão em pecado. Os líderes deveriam ser embaixadores de Cristo mais ainda do que os demais, e cooperadores de Deus, pregando a sã doutrina, não andando pela própria astúcia, nem adulterando a Palavra de Deus. Lideres em pecado podem levar uma congregação a começar no espírito e a terminar na carne, como aconteceu com os gálatas. Há uma responsabilidade muito especial sobre aqueles que ensinam, e Deus irá cobrar mais daqueles a quem ele deu mais. Na igreja de Corinto estava acontecendo algo muito ruim, fruto do ensinamento de alguns. E Paulo teve que exortá-los para colocá-los na direção certa dizendo:
Assim como também eu procuro, em tudo, ser agradável a todos, não buscando o meu próprio interesse, mas o de muitos, para que sejam salvos. Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo. 1 Co 10:33.

O QUE FAZER COM LÍDER ESCANDALOSO
Não aceite acusação contra um presbítero, se não for apoiada por duas ou três testemunhas. Os que pecarem deverão ser repreendidos em público, para que os demais também temam. Eu o exorto solenemente, diante de Deus, de Cristo Jesus e dos anjos eleitos, a que procure observar essas instruções sem parcialidade; e não faça nada por favoritismo. I Timóteo 5.19 – 21.
Neste texto Paulo ensina como a Igreja deve proceder quando um pastor ou líder peca. Em primeiro lugar a igreja deve preservar seu pastor e seu líder para evitar mais escândalo, se preocupando com a fonte da acusação, ou seja, muitas pessoas se levantam contra seus pastores ou líder para acusá-los porque têm alguma mágoa contra ele, ou porque não gostam de seu estilo de liderança, ou porque já foram exortados por ele anteriormente, então, buscam uma oportunidade de acusá-lo como vingança. Por isso, a igreja deve verificar a acusação, procurando se há testemunhas, se o que se estão dizendo é comprovado por outras pessoas. Qualquer acusação sem testemunhas ou comprovação, não deve ser aceita pela igreja.
E se comprovando que o pastor ou líder realmente está errado, a Bíblia ensina que ele deve ser exortado publicamente, não se devem colocar panos quentes, ou se tratar às escondidas, veja que Paulo exorta para que não haja parcialidade ou favoritismo. E isso deve ser assim para que haja temor no meio do povo de Deus.
Perceba que o texto não fala que o pastor deve ser mandado embora, ou que ele não pode mais pastorear o rebanho, nem afirma que o mesmo está desqualificado para ser pastor, mas que deve ser exortado publicamente, na frente de toda a igreja, justamente para que até mesmo seus erros e pecados sejam um exemplo para o rebanho, um pastor que se sujeita a isso é irrepreensível, pois está sempre de cara limpa diante de todos, não tendo acusações ocultas que possam causar suspeitas, pelo contrário, tudo são às claras, comprovado, e explícito a todos. 
Lembrem-se do que aconteceu com o pastor Jimmy Swaggart, que ficou muito famoso no mundo inteiro no fim dos anos 80 e início dos 90 com seu programa televisivo de culto religioso, que era transmitido por mais de 3.000 estações de rádio e TVs a cabo semanalmente no mundo inteiro. O caso gerou uma grande repercussão e seu arrependimento, choro ao vivo e pedidos de perdão não foram suficientes. Suas ações desencadearam sua suspensão e, três anos mais tarde com outro escândalo sexual, desfiliação da Assembleia de Deus e destituição do título de pastor. Para que futuros pastores e lideres tenham como exemplo a disciplina da igreja e temam ao Senhor nosso Deus.
Paulo diz que o objetivo disso é gerar temor na Igreja, temor de Deus, sendo a exortação pública do pastor uma bênção para a vida da Igreja, gerando na mesma purificação, sendo que o exemplo do pastor leva outros a confessarem seus pecados e os deixarem.




Continua...



SHALOM ADONAY

JOSÉ ALFINYAHU
Professor, Th.M em bíblia e Th.D em Teologia Sistematica.

Declaração de Direitos Autorais
O conteúdo em nosso site é produzido por Escola Teológica para Profetas, e pertence por direito ao autor, publicador e/ETP.org. Se você gostou desse artigo, encorajamos você a distribuí-lo, desde que concorde com a política de copyright de ETP.org. e inclua essa nota.



CURTA NOSSA PAGINA NO FACEBOOK:
  





CURSO FORMAÇÃO TEOLÓGICA

Você pode ajudar 
adquirindo nossos cursos

Adquirindo nos cursos você já contribui para continuação desse trabalho de divulgação da palavra de Deus e manutenção de nossos projetos sociais que visa reintegrar na sociedade aqueles que estão excluídos pela extrema pobreza.  

       Nossos Cursos foram desenvolvidos através do Moderno Método de Ensino Open University, Utilizado nas mais conceituadas universidades internacionais, onde os alunos estudam as matérias conforme sua necessidade, prioridade e disponibilidade.

             O Curso é GRÁTIS, sem mensalidades, você paga apenas uma TAXA de manutenção é pode parcelar no cartão de 10 vezes sem juros. Assim, que recebemos a notificação do seu pagamento enviaremos o curso completo, junto com a ficha de inscrição. O material chega pra você de imediato no seu Email. O acompanhamento será pela internet, tiraremos todas suas dúvidas.






DOAÇÃO VIA INTERNET

Caso queira fazer doação de qualquer valor para nos ajudar, via internet, utilizando cartões de crédito, débito o boleto bancário, clique no botão de “doação” abaixo. Utilizamos os serviços do PagSeguro Uol. É rápido e seguro.
AO DOAR GANHE UM BRINDE


         OBRIGADO por Ajudar nosso TRABALHO Social. SUA DOAÇÃO ajudará MUITAS PESSOAS SEREM Alcançadas e SOCORRIDAS. Ao DOAR qualquer valor VOCÊ GANHA TOTALMENTE GRÁTIS à ENCICLOPÉDIA DE BÍBLIA, TEOLOGIA E FILOSOFIA: 
6 VOLUMES de Russell Norman Champlin. Em mídia digital
Que enviaremos para seu E-mail assim que com firmamos sua doação.



PARTICIPE e GANHE!

PARA CONTRIBUIR COM QUALQUER VALOR CLIQUE EM DOAR 
AQUI EM BAIXO





OBRIGADO PELA SUA DOAÇÃO. 

 QUE O ETERNO TE ABENÇOE.

 SHALOM ADONAY



Nenhum comentário:

Postar um comentário