Assembléia de Deus Missão Brasil: O dia internacional da mulher e o seu modo de vestir no século vinte um

quarta-feira, 8 de março de 2017

O dia internacional da mulher e o seu modo de vestir no século vinte um

A vestimenta das mulheres nos dias de hoje
Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos, Mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras.” (1 Timóteo 2:9-10). 

Hoje se comemora o dia internacional da mulher e como reflexão desejo falar para as mulheres da IEADMIB igreja da qual sou Pastor e Apóstolo.
Existe um absoluto constrangimento acerca de a modéstia cristã no vestir. É difícil para se ouvir a respeito, e, esteja certo de que, falar sobre isto é mais difícil ainda. Este é o motivo, pelo qual, este assunto é freqüentemente ignorado em círculos Cristãos. Todos fingem que não há um problema. É a síndrome do elefante na sala, todos sabem que o elefante está lá, mas ninguém fala sobre o mesmo. Assim, muitos Cristãos estão cientes do problema, mas ninguém quer ser aquele a, dizer algo. Ministros permanecem em silêncio, e isto não é uma surpresa. Afinal, aqueles que falam são vistos como extremistas ou como quem tem algum tipo de problema pessoal. Confessamos que nós mesmos, dificilmente, falamos sobre modéstia cristã.
Como, então, podemos começar a definir a modéstia no aspecto sexual? O propósito Bíblico do vestir-se deve ser o ponto de partida para começarmos e, com muito esforço, definir esta exigência de modéstia, neste aspecto. Não temos a pretensão de dar um detalhamento completo, porém, nos situaremos, voltando à idéia do começo. Por que nos vestimos? No inverno, o motivo é, em parte, para nos manter aquecidos, mas esta não é a única razão, não é mesmo? Porque, quando está calor, também nos vestimos. Por quê? Referindo-se ao homem, antes da queda, lemos que “ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam.” Gênesis 2:25. Depois que Adão pecou nos é dito que, “foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.” Gênesis 3:7. E, depois, “fez o SENHOR Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu.” Gênesis 3:21. Deixando de lado todas as outras considerações, é evidente que, o propósito das roupas era cobrir, embora, houvesse apenas Adão e Eva, nesta época. O senso do pecado trouxe consigo a sensação de que, a vida não poderia, agora, continuar da mesma forma que antes; aquele pecado fez surgir à necessidade de cobrir a nudez. É por isso, que, o naturalismo ou nudismo são negações da queda do homem, assim como, as pessoas que participam destes movimentos, também negam. O principal propósito das roupas, então, é cobrir a nudez.
A questão que surge é; o que é modéstia? Ao descrever para as mulheres na igreja o modo apropriado de se vestir, o apóstolo Paulo exorta-as a se vestirem "modestamente", com "decência e discrição" e então segue a contrastar vestir-se imodestamente com as boas ações apropriadas àqueles que professam serem verdadeiros adoradores de Deus (1 Timóteo 2:9-10). A modéstia no modo de vestir não é apenas para a igreja; é para ser o padrão para todos os cristãos em todos os tempos. A chave para entender o que constitui a modéstia no vestir é examinar as atitudes e intenções do coração. Aqueles cujos corações estão inclinados em direção a Deus se esforçarão para se vestir modestamente, com decência e de forma adequada. Aqueles cujos corações estão inclinados em direção a si mesmos vão se vestir de uma maneira destinada a chamar a atenção para si, com pouca ou nenhuma consideração pelas conseqüências para si ou para outros.

Conta-se uma história que quatro mulheres foram em uma reunião usando roupas muito indecentes que mostraram muito bem seus corpos.
O líder do lugar deu-lhes uma boa olhada e disse-lhes para se sentar. Depois de olhar nos olhos deles disse:
"Senhoras, tudo o que Deus tem feito valioso neste mundo é bem coberto e difícil de ver, encontrar ou obter. Por exemplo:

1. Onde você pode encontrar os diamantes? No fundo de uma caverna, coberta e protegida.
2. Onde estão as pérolas? No oceano, coberto e protegido em uma bela concha.
3. Onde você pode encontrar ouro? Sob a terra, coberto com camadas de rocha e para obtê-lo você tem que trabalhar duro e cavar fundo.

Ele tendo dito isso, se virou para olhá-los atentamente e disse;
"Seu corpo é sagrado e único." Você é mais preciosa do que o ouro, diamantes e pérolas, e deve ser coberto também. E se você se preservar "Se você mantiver seus preciosos minerais como ouro, diamantes e pérolas profundamente cobertos, uma mineração organizada e respeitável com a maquinaria necessária vai realizar anos de exploração extensiva.
Primeiro você terá contato com o governo (a família), vai assinar contratos profissionais (casamento) e desenhar profissionalmente (casamento civil). Mas se você deixar seus preciosos minerais na superfície da terra, você sempre ira atrair um grande número de mineiros ilegais para entrar e explorar ilegalmente ...
Vista-se bonita, mas decente! Seu corpo é bonito, seu corpo é um tesouro, e um dia um homem bom, digno de descobrir você vai se sentir feliz em fazê-lo.

Biblicamente a mulher é aconselhada e se vestir de modo elegante com modéstia.
Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos, Mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras.” (1 Timóteo 2:9-10). 
Como acabamos de ler a Escritura diz que uma mulher deve se vestir modestamente, mas o que exatamente isso significa na sociedade moderna? Será que uma mulher tem que se cobrir da cabeça aos pés? Há seitas e religiões no mundo que exigem isso das mulheres. Mas será que esse é o significado bíblico da modéstia? Mais uma vez, temos que voltar para a questão das atitudes do coração. Se o coração de uma mulher estiver inclinado à piedade, ela vai usar roupas que não são nem provocadoras nem reveladoras em público; roupas que não refletem negativamente sobre o seu testemunho pessoal como filha de Deus. Mesmo quando todo mundo está se vestindo imodestamente, ela resiste à tentação de seguir a multidão. Ela sabe que esses tipos de roupas são projetados com a intenção de chamar a atenção para o seu corpo e fazer com que os homens a cobicem, mas ela é sábia o suficiente para saber que esse tipo de atenção só diminui o seu valor. A idéia de provocar os homens a pecarem contra Deus por causa da sua maneira de vestir lhe é repugnante porque o seu objetivo é amar e honrar a Deus e que os outros façam o mesmo. A modéstia na forma de se vestir revela uma modéstia e piedade do coração, atitudes que devem ser o desejo de todas as mulheres que vivem para agradar e honrar a Deus.

A vestimenta que agrada a Deus
Sabemos que a vestimenta mais importante do discípulo de Jesus é interna e  espiritual. Ele já tem removido os panos sujos de pecado e maus  pensamentos, e tem os substituído por novas roupas de santidade e entendimento da vontade de Deus. Colossenses 3:1-16. Ele procura cada dia ser mais parecido com seu Senhor, e se esforça para desenvolver as atitudes piedosas que Jesus ensinou e demonstrou. Mateus 5:1-12. Essas transformações internas vão modificar seu comportamento externo, é claro. Ele não vai mentir ou furtar como pessoas mundanas. Efésios 4:25-29. Todos os aspectos da vida dele são colocados sob controle do Deus santo a quem ele serve. 1 Pedro 1:13-16.
Através da história, homens e mulheres têm lutado com a questão de como essa transformação interna deve ser refletida exteriormente. Deve o servo de Deus se vestir de um modo diferente do que as pessoas do mundo? Respostas a essa pergunta são quase tão diversas como as modas numa loja de roupas. Alguns argumentam que a vestimenta dos servos de Deus deve ser completamente diferente do que as das pessoas do mundo. Resultados de tais pensamentos incluem as trajes tradicionais de ordens religiosas especiais e outras roupas peculiares, como as adotadas pelo povo Amish. Outros vão ao extremo oposto, dizendo que os cristãos devem ser iguais ao mundo e que eles podem seguir todas e quaisquer modas do mundo.
A mulher deve se vestir de modo que nenhum homem venha pecar por sua causa
Muitas mulheres e moças atualmente perderam seu próprio valor e muitas mulheres cristãs não tem se dado conta disso, o que acaba por levá-las se vestindo conforme o mundo tem ditado; isto é, a moda. Por que digo isso?  Tenho notado o quanto muitas mulheres e moças têm se iludido ao pensarem que é bonito usarem vestimentas que mostram todas as suas curvas, tais como: roupas justíssimas delineando seu corpo, shorts e saias curtas e blusas decotadas. Mas, se fosse para ser  assim, Deus não teria vestido Adão e Eva como diz na Bíblia: "E o Senhor Deus fez túnicas de peles para Adão e sua mulher, e os vestiu" (Gênesis 3:21). Na palavra também está escrito: "Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos. Mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras". 1 Timóteo 2:9-10.
Há muitas mulheres e moças que usam roupas indecentes com a intenção de chamar a atenção do público masculino. Então, questiono a vocês, mulheres, moças: por que se iludem em achar que para conquistar um homem é necessário usar roupas justíssimas delineando seu corpo, shorts, saias curtas e blusas decotadas, ou, então, se alegram e se sentem bem quando os homens as olham e as desejam? "A mulher graciosa guarda a honra como os violentos guardam as riquezas". Provérbios 11:16.

Algumas perguntas, para reflexão no vestir:
- Com que intuito tenho me vestido?
- Porque me visto com roupas curtas, decotadas e apertadas?
- O que pretendo com isso?
- Vou glorificar a Deus?
- Serei bem vista com as roupas que estou usando?
- Será que com essa roupa nenhum homem vai me olhar e pecar?
"Portanto, quer comais quer bebais, ou façais, qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus". 1 Coríntios 10:31.
Por fim, toda mulher deve se questionar como está se vestindo, pense um pouco: um homem de Deus, qual mulher ele escolheria para ser sua esposa; aquela que se veste com roupas justíssimas delineando seu corpo, shorts e saias curtas e blusas decotadas ou aquela que guarda seu corpo para seu futuro esposo. Creio que um homem verdadeiramente de Deus escolheria aquela que se valoriza e guarda sua honra e veste com modéstia.
Paulo relata instruções práticas na carta enviada a Timóteo, e diz para as mulheres se vestirem com MODÉSTIA que é Recato, decência, desejo de não dar nas vistas,simplicidade, humildade, ausência de luxo e vaidade. DISCRIÇÃO que é Prudência, reserva, sensatez, desejo de não dar nas vistas. RESPEITÁVEL que é Digno de respeito.
Vestir-se com modéstia é defender-se contra o pecado e resguardar a própria dignidade da mulher no século vinte e um.
Há uma diferença entre vestir de forma atraente e se vestir para atrair. Em seu livro fascinante, Colleen Hammond descreve como é viver a vida “se vestindo com dignidade.” Ela descreve por que isso é tão importante para manter o padrão moral da sociedade e como pode ser danosa culturalmente a investida moderna de roupas indecentes.
A modéstia está intimamente relacionada ao mistério. Alice von Hildebrand disse que “Vestir-se modestamente é a resposta adequada que as mulheres devem dar ao seu ‘mistério’.” Quando pouco é deixado para a imaginação, o mistério desaparece porque tudo é mostrado. As coisas são cobertas ou veladas quando possuem uma grande importância. A modéstia ajuda a proteger a pureza e a virtude resplandecente da castidade, preservando o mistério. Muitos acreditam que a modéstia no vestir é muito mais atraente, digna e elegante. São Bernardo de Claraval, disse, “Como é bela, então, a modéstia, e que jóia entre as virtudes ela é.” Em uma recente audição, Cheryl Cole repudiou um grupo pop por usar roupas muito sugestivas, considerando-as de mau gosto.
Muitas meninas tem a ideia preconceituosa de que, quando iniciam na modéstia, querendo mudar o guarda-roupas. Receiam em mudar e serem confundidas com garotas de seitas como a “congregação cristã” e “deus é amor” ou até mesmo com hipócritas.
Uma ideia falsa é que a modéstia é para aquelas que são frígidas, puritanas, ou hipócritas. Nada poderia estar mais longe da verdade. A modéstia é muito mais emocionante do que a promiscuidade, porque restaura a dignidade própria da feminilidade.
Espero que as tendências do mundo da moda que atualmente são extremamente complicadas principalmente quando vistas pelo ângulo da modéstia venham mudar para glamour da elegância feminina.
É humanamente normal que queiramos participar da corrente da moda nos dias de hoje. Porém é necessário que prestemos atenção no sentido de agregar a ela certos valores fundamentais, como a harmonia e a elegância, procurando uma forma de realçar a dignidade da mulher em cada peça do vestuário ao invés de incitar a objetificação da mulher. A moda deve ser posta no sentido de vestir e não de despir.
De tudo sempre é bom ouvir os conselhos do Apóstolo Paulo quando diz: "Portanto, quer comais quer bebais, ou façais, qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus". 1 Coríntios 10:31.

Jesus e o dia Internacional da Mulher
Foi Jesus Cristo quem restituiu à mulher a dignidade humana que lhe fora tirada, o direito de ter exigências espirituais. A partir dele, o lugar da mulher não se limitou mais ao lar doméstico. Por isso, no grupo dos seus seguidores mais íntimos vemos muitas mulheres, principalmente da galiléia. Os Evangelhos transmitiram o nome de algumas delas: Maria Madalena, que Jesus curara de “sete demônios”, Salomé, mãe de João e Tiago, Maria de Cléophas, prima ou irmã da mãe de Jesus, Suzana e Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes Antipas. As mais ricas sustentavam a pequena comunidade com seus bens, mas Jesus não queria que o papel delas se restringisse apenas a isso.
Na época de Jesus a mulher não era mais do que uma propriedade do seu marido. Este possuía servos, propriedades e a mulher. Ela era considerada pecadora e mentirosa por natureza. Seu testemunho em um julgamento era considerado de pouco valor.
Após a ressurreição, foi às mulheres que Jesus apareceu primeiro. Elas correram e contaram aos apóstolos. Mas estes não as levaram a sério. Era o testemunho de mulheres, e mulheres eram influenciáveis e pouco confiáveis. Mas Jesus confiava nelas.
Também foi para uma mulher que Jesus primeiro revelou, de modo claro, que era o Messias. Ele escolheu uma mulher, não judia e discriminada, para se revelar. Ele estava na região da Samaria, junto a um poço d’água, quando uma samaritana se aproximou deste poço a fim de retirar água. Jesus pediu a ela um pouco de água.  A mulher ficou surpresa, porque judeus não usavam copos, pratos e talheres que tivessem sido usados pelos Samaritanos ou por pagãos (pois os consideravam impuros). Mas Jesus usava, pois Ele não era prisioneiro dos preconceitos de sua época. Em troca da água Jesus ofereceu seu conhecimento e se revelou o Messias.
O que mais impressiona neste ato é que Jesus lida com a Samaritana sem preconceitos raciais, culturais ou sexuais. Ela é um ser humano, e como tal merece conhecer e viver a palavra de Deus. Jesus reconhece que o que nos separa é o preconceito e que a palavra de Deus não deve ficar prisioneira dos preconceitos. Ela é para TODOS, significa que Jesus estabeleceu como igual os direitos da mulher e dos homens.
Jesus inaugura uma experiência do Reino que recupera as pessoas, restituindo-lhe sua integridade e sua dignidade.
Como exemplo podemos citar o texto de Lucas 7,36-50, que fala da mulher pecadora, e mostra a atitude de Jesus em relação as mulheres de seu tempo.
Jesus criou um movimento novo, rompeu uma série de preconceitos culturais e entre suas inovações está o discipulado feminino. No seu discipulado, eram admitidas mulheres, em igualdade de condições com os homens. Jesus convive com elas, conversa, quer em particular, quer em público, procura escutá-las. Elas participam ativamente e são beneficiadas com milagres e curas. Quebra os preconceitos da impureza, deixa-se tocar pela hemorroíssa. Ele mesmo toca o cadáver da filha de Jairo conforme. Mc 5,25-43.
Podemos dizer sem sombra de dúvidas que Jesus foi FUNDAMENTAL na lutar pelos direitos da mulher.

História do 8 de março
O dia 8 de março é o resultado de uma série de fatos, lutas e reivindicações das mulheres (principalmente nos EUA e Europa) por melhores condições de trabalho e direitos sociais e políticos, que tiveram início na segunda metade do século XIX e se estenderam até as primeiras décadas do XX.
No dia 8 de março de 1857, trabalhadores de uma indústria têxtil de Nova Iorque fizerem greve por melhores condições de trabalho e igualdades de direitos trabalhistas para as mulheres. O movimento foi reprimido com violência pela polícia. Em 8 de março de 1908, trabalhadoras do comércio de agulhas de Nova Iorque, fizeram uma manifestação para lembrar o movimento de 1857 e exigir o voto feminino e fim do trabalho infantil. Este movimento também foi reprimido pela polícia.

No dia 25 de março de 1911, cerca de 145 trabalhadores (maioria mulheres) morreram queimados num incêndio numa fábrica de tecidos em Nova Iorque. As mortes ocorreram em função das precárias condições de segurança no local. Como reação, o fato trágico provocou várias mudanças nas leis trabalhistas e de segurança de trabalho, gerando melhores condições para os trabalhadores norte-americanos.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem ao movimento pelos direitos das mulheres e como forma de obter apoio internacional para luta em favor do direito de voto para as mulheres (sufrágio universal). Mas somente no ano de 1975, durante o Ano Internacional da Mulher, que a ONU (Organização das Nações Unidas) passou à celebrar o Dia Internacional da Mulher em 8 de março.


Continua...
SHALOM ADONAY 

JOSÉ ALFINYAHU
Professor, Th.M em bíblia e Th.D em Teologia Sistematica.



Declaração de Direitos Autorais

O conteúdo em nosso site é produzido por Escola Teológica para Profetas, e pertence por direito ao autor, publicador e/ETP.org. Se você gostou desse artigo, encorajamos você a distribuí-lo, desde que concorde com a política de copyright de ETP.org. e inclua essa nota.




CURTA NOSSA PAGINA NO FACEBOOK:
  





CURSO FORMAÇÃO TEOLÓGICA

Você pode ajudar 
adquirindo nossos cursos

Adquirindo nos cursos você já contribui para continuação desse trabalho de divulgação da palavra de Deus e manutenção de nossos projetos sociais que visa reintegrar na sociedade aqueles que estão excluídos pela extrema pobreza.  

       Nossos Cursos foram desenvolvidos através do Moderno Método de Ensino Open University, Utilizado nas mais conceituadas universidades internacionais, onde os alunos estudam as matérias conforme sua necessidade, prioridade e disponibilidade.

             O Curso é GRÁTIS, sem mensalidades, você paga apenas uma TAXA de manutenção é pode parcelar no cartão de 10 vezes sem juros. Assim, que recebemos a notificação do seu pagamento enviaremos o curso completo, junto com a ficha de inscrição. O material chega pra você de imediato no seu Email. O acompanhamento será pela internet, tiraremos todas suas dúvidas.






DOAÇÃO VIA INTERNET

Caso queira fazer doação de qualquer valor para nos ajudar, via internet, utilizando cartões de crédito, débito o boleto bancário, clique no botão de “doação” abaixo. Utilizamos os serviços do PagSeguro Uol. É rápido e seguro.


AO DOAR GANHE UM BRINDE

         OBRIGADO por Ajudar nosso TRABALHO Social. SUA DOAÇÃO ajudará MUITAS PESSOAS SEREM Alcançadas e SOCORRIDAS. Ao DOAR qualquer valor VOCÊ GANHA TOTALMENTE GRÁTIS à ENCICLOPÉDIA DE BÍBLIA, TEOLOGIA E FILOSOFIA: 
6 VOLUMES de Russell Norman Champlin. Em mídia digital
Que enviaremos para seu E-mail assim que com firmamos sua doação.




PARTICIPE e GANHE!

PARA CONTRIBUIR COM QUALQUER VALOR CLIQUE EM DOAR 
AQUI EM BAIXO





OBRIGADO PELA SUA DOAÇÃO. 

 QUE O ETERNO TE ABENÇOE.

 SHALOM ADONAY


Nenhum comentário:

Postar um comentário