Assembléia de Deus Missão Brasil: O PSICOPATA NA IGREJA CRIANDO PSICOPATAS ESPIRITUAIS

terça-feira, 18 de abril de 2017

O PSICOPATA NA IGREJA CRIANDO PSICOPATAS ESPIRITUAIS

O transtorno de personalidade antissocial

Para começarmos temos que entender o que é psicopata para depois aprendemos como identificar uma pessoa com esse transtorno.
Psicopata é um indivíduo clinicamente perverso, que tem personalidade psicopática, com distúrbios mentais graves.
Psicopata é uma pessoa que sofre um distúrbio psíquico, uma psicopatia que afeta a sua forma de interação social, muitas vezes se comportando de forma irregular e anti-social. Em sentido mais amplo, uma psicopatia é uma doença causada por uma anomalia orgânica no cérebro. Para muitos psiquiatras a psicopatia é no sentido restrito um sinônimo de psicose, que é uma doença mental de origem neurológica ou psicológica.
Geralmente os psicopatas são do sexo masculino, mas também atinge as mulheres, em variados níveis, embora com características diferenciadas e menos específicas que a psicopatia que atinge os homens. Embora popularmente a psicopatia seja conhecida como tal, ou como alguns pensam "sociopatia", neste sentido ela seria doença denominada como sinônimo do diagnóstico do transtorno de personalidade anti-social.
Os indivíduos com psicopatia mais leve normalmente não tiveram um histórico traumático, porém o transtorno; principalmente nos casos mais graves, tais como sádicos e serial killers parece estar associado à mistura de três principais fatores: disfunções cerebrais/biológicas ou traumas neurológicos, predisposição genética e traumas na infância como abuso emocional, sexual, físico, negligência, violência, conflitos, separação dos pais etc.
No geral, nos homens, o transtorno tende a ser mais evidente antes dos 15 anos de idade, e nas mulheres pode passar despercebido por muito tempo, principalmente porque as mulheres costumam ser mais discretas e menos impulsivas que os homens, e geralmente o transtorno acompanha ambos o sexos por toda a vida.
Como alguns psicopatas são serial killers, existe o erro comum de assumir que todos os psicopatas são pessoas violentas ou assassinos. No entanto, muitos psicopatas não são assassinos. Os psicopatas freqüentemente fingem ter sentimentos genuínos em relação a outras pessoas.
Tendo em conta algumas das características de psicopatas, como a capacidade de manipulação e de conquistarem facilmente a simpatia das pessoas, muitas vezes ocupam cargos relevantes onde exercem poder.
Muitas vezes se confundem psicopata com sociopata. Os psicopatas nascem com características como impulsividade e ausência de medo, o que faz com que busquem condutas de riscos e perigo, terminando muitas vezes em atitudes antissociais, uma vez que são incapazes de se estabelecerem corretamente nas normas sociais. Já o sociopata, apresenta um temperamento um pouco mais "normal" que os psicopatas.

Caraterísticas de um psicopata

Um psicopata é caracterizado por um desvio de caráter, ausência de sentimentos, frieza, insensibilidade aos sentimentos alheios, manipulação, narcisismo, egocentrismo, falta de remorso e de culpa para atos cruéis e inflexibilidade com castigos e punições.
Como já foi dito essas pessoas são manipuladores e fingidas, para elas não existe lugar ideal de se fazer o que lhes dão prazer. Muitas das vezes essas pessoas vêm para igrejas com intuitos de disseminar seu veneno e fazer vitimas. Isso porque, para elas os evangélicos são presas fácies de se manipula e brincar. Com o passar do tempo estes manipuladores e predadores criam outros iguais a eles que nós chamamos de psicopatas espirituais ou pessoas de mente cauterizada: O Espírito Santo afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns se desviarão da fé e darão ouvidos a espíritos enganadores e à doutrina de demônios, os quais tem a própria consciência cauterizada. 1 Tm4:2. 
Um dos significados de cauterizar, segundo o dicionário, é tornar insensível a certos sentimentos. Esta falta de sentimento tem tomado conta de certas pessoas nas igrejas. O amor, a preocupação pelo próximo conforme Jesus nos ensinou já não é mais prioridade em nossos dias.  As pessoas estão cada vez mais materialistas e egoístas. Em busca de suas necessidades pessoais não olham para aquele que está em maior dificuldade. É tanta violência, imoralidade, libertinagem, tanto desrespeito que não causam mais espanto. Tudo se torna normal, começa a fazer parte da vida. Isto é estar com a mente cauterizada.
Os psicopatas espirituais são na maioria pessoas que ocupam cargos na igreja isso quando não assumem o pastorado.
As estatísticas dizem que aproximadamente 4% da população é formada por psicopatas e, em média, cada um de nós esbarramos em pelo menos 15 deles ao longo da vida!
Você seria capaz de reconhecer um psicopata caso encontrasse algum? Melhor, será que você não é um?
Para te ajudar a responder estas perguntas, separamos 5 traços que são comuns na maioria das pessoas com psicopatia e que você provavelmente não sabia. Confira se algum deles te soa familiar…
1. Pouca ou nenhuma empatia
Alguns cientistas acham que os psicopatas são totalmente indiferentes e insensíveis aos sentimentos alheios. No entanto, neurocientistas da Universidade de Groningen, na Holanda, alegam que não é bem assim… Na verdade, os psicopatas conseguem escolher quando sentir empatia, como se existisse um pequeno interruptor em suas cabeças e que usam para definir o momento que desejam sentir “pena” de outras pessoas.
Como também são mentirosos e manipuladores, a falta de empatia dos psicopatas pode não ser facilmente percebida, visto que eles conseguem facilmente enganar as pessoas com as suas “lágrimas de crocodilo”, se assim desejarem.
Um dos métodos para conseguir identificar essa característica em alguém que você conhece, por exemplo, é observar como essa pessoa reagiria a um fato trágico e de comoção geral. Não ficou minimamente comovido no velório do melhor amigo? Não chorou de alegria ou festejou o resgate de um bebê que estava a beira da morte? Bem, então pode ser que você esteja com um psicopata diante dos seus olhos!
Outro exemplo: aquela pessoa que adora dirigir aos 200 km/hora e fazendo manobras arriscadas na estrada, sem demonstrar respeito ou preocupação com os demais motoristas e pedestres, pode ter SIM algum nível de psicopatia, como justificativa para este comportamento.
2. São bastante impulsivos
Mulher psicopata
Os psicopatas não suportam ser contrariados e têm muita dificuldade em lidar com a rejeição e a frustração. Por este motivo, essas pessoas costumam ser bastante teimosas, agressivas e apresentar comportamentos explosivos, tomando atitudes de modo impulsivo, sem levar em consideração os sentimentos das outras pessoas.
3. Psicopatas costumam ter o olfato ruim
Devido ao baixo funcionamento dos córtices orbitais de seus cérebros, os psicopatas, de acordo com estudos da Universidade de Macquarie, na Austrália, podem apresentar dificuldades em descrever alguns tipos de aromas.
Faça um teste: apresente para o seu “amigo suspeito” vários aromas diferentes e faça-o adivinhar. Se os erros forem muito maiores do que os acertos… Bem, então é melhor você ficar de olho nessa pessoa.
4. Não assumem responsabilidades
Os psicopatas são egocêntricos e megalomaníacos e, por isso, nunca acham que estão errados, colocando a culpa de todas as coisas nas costas dos outros.
Como também não sentem medo, essas pessoas não têm receio das punições que suas ações possam acarretar. E é nesta parte que volta a entrar a manipulação, pois os psicopatas são capazes de armar grandes espetáculos para mostrar como estão arrependidos de seus erros, chegando até mesmo a comover algumas pessoas desavisadas.
A questão é: o psicopata nunca vai reconhecer que está errado e, conseqüentemente, não irá sentir remorso de qualquer coisa que tenha feito, pois esta é a sua natureza.
Sabe aquela pessoa que sempre inventa uma desculpa e que nunca assume a responsabilidade por nada que tenha feito? Mais um motivo para você ficar de olho aberto…
5. O que os psicopatas comem?
De acordo com um estudo feito pela Universidade de Innsbruck, na Áustria, as pessoas que apresentam tendências anti-sociais, sádicas ou mesmo psicopatas gostam de comer alimentos amargos, como chocolates (com alto índice de cacau), café, água tônica, frutas cítricas, entre outras comidas e bebidas do gênero.
A explicação, segundo os pesquisadores, remonta ao processo de evolução do ser humano. O sabor amargo não é tão apreciado pela maioria das pessoas por que ativa uma zona cerebral de alerta, pois este gosto ao longo dos anos passou a estar associado ao veneno. Então, como os psicopatas não têm o mesmo senso do medo que as pessoas normais, não há uma “repulsa” tão acentuada pelo amargo.
Mas calma, antes de sair de perto do seu colega de trabalho que está devorando uma barra de chocolate 80% cacau, melhor fazer o teste observando os outros itens mostrados neste artigo.
Ah, e mesmo estes sendo fortes indícios de psicopatia, somente um profissional qualificado (psicólogo) poderá diagnosticar a pessoa com este tipo de transtorno. Isso significa que você não deve sair por aí apontando o dedo para os seus colegas e gritando aos sete ventos: “PSICOPATA! PSICOPATA!”. Você pode acabar pagando um grande mico e ser o primeiro a parar na ala psiquiátrica.

Há cura para psicopatia?
Não há cura para o psicopata, diz o neurocientista brasileiro Jorge Moll, autor de estudo que explica a psicopatia como uma doença. Um mal que afetaria áreas do cérebro responsáveis pela identificação da "moral". Com base neste pensamento é que para muitos profissionais da área de psicanálise tratar de um psicopata é uma luta inglória, pois não há como mudar sua maneira de ver e sentir o mundo. Psicopatia é um modo de ser. 
Entretanto, ao contrário do que se julga, a psicopatia tem cura: hoje em dia é sabido que a maioria dos psicopatas é recuperável podendo vir a ser bons cidadãos da sociedade. Embora os psicopatas raramente se sintam motivados para procurar tratamento, uma pesquisa feita pela psicóloga Jennifer Skeem sugere que essas pessoas podem usar a psicoterapia como tratamento. “Mesmo que seja muito difícil mudar comportamentos psicopatas, a terapia pode ajudar a pessoa a respeitar regras sociais e prevenir atos criminosos.”
Para psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva o psicopata é uma forma de existir é um tipo de personalidade. Segundo a autora de mentes perigosas a pessoa não fica psicopata, mas nasce psicopata. Assim sendo, o psicopata é a personalidade que trás nela a índole do mau. No livro, ela afirma que psicopatas nascem com um funcionamento cerebral que não permite conexão com os outros seres humanos e por isso agem sem limites. Segundo a Drª Ana Beatriz o psicopata sabe exatamente o que está fazendo. Ele tem um transtorno de personalidade. É um estado de ser no qual existe um excesso de razão e ausência de emoção. Ele sabe o que faz, com quem e por quê. Mas não tem empatia, a capacidade de se pôr no lugar do outro. Assim sendo, o psicopata seria essencialmente mal.
Porém, a psicopatia não é loucura, mas sim um grave transtorno de personalidade que aparentemente não tem cura. Muitos estudos estão sendo feito nesta área, sabe-se contudo que apesar de aparentemente não haver cura ou tratamento efetivo para psicopatia ela pode ser acompanhada com proposta terapêutica, internação como forma eficaz de isolamento social, associado à um tratamento com bons tratos, atenção e cuidados, para que o inconsciente, aos poucos, vá adotando esse novo padrão de comportamento, em substituição ao que o paciente dolorosamente passou e sim, é possível ser curado.  Entendemos por cura, não somente a substituição de memórias, seja, negativas por positivas, como também a adoção dos novos conceitos, que irão nortear sua nova vida, doravante pós tratamento.
Acredito na recuperação para o psicopata porque,  um estudo de gêmeos sugere que a psicopatia tem um componente genético forte. Estudos recentes têm produzido teorias para determinar se há relação biológica entre o cérebro e a psicopatia. Uma teoria sugere que a psicopatia é associada tanto com a amídala (a qual está ligada a reações emocionais e aprendizado emocional), quanto com o córtex pré-frontal (associado com o controle do impulso, tomada de decisão, aprendizado emocional e adaptação ao ambiente). Alguns estudos têm mostrado diminuição na matéria cinzenta nessas áreas em psicopatas. Segundo estudo feito por Pamela Y. Blake, Jonathan H. Pincus e Cary Buckner - Neurologic abnormalities in murderers, 20 de 31 assassinos confessos e sentenciados possuíam diagnósticos neurológicos específicos: - mais de 64% dos criminosos foram diagnosticados com anormalidades no lobo frontal.
Assim sendo, os psicopatas não são apenas mentalmente diferentes, seus cérebros são fisicamente deformados para evitar que sintam medo ou culpa. Os resultados do estudo revelaram anormalidades estruturais e funcionais nos cérebros dos psicopatas, com cientistas descobrindo que havia menos comunicação entre duas áreas-chave de seus cérebros.
A primeira dessas estruturas conhecidas como o córtex pré-frontal ventromedial, é responsável por emoções, incluindo empatia e culpa. O segundo, chamado amígdala, controla os níveis de medo e ansiedade. Pensa-se que a falta de comunicação entre essas duas áreas torna difícil para psicopatas para regular seu comportamento social e emocional.
O autor do estudo Michael Koenigs, da Universidade de Wisconsin-Madison, disse que as duas estruturas "não estar se comunicando como deveriam".
Segundo, o neurologista Antonio Damasi os Indivíduos que são inteligentes e que são capazes de raciocinar bem, tornam-se monstros sociais quando eles não sentem "emoção social", que é à base da moral, do sentimento que está certo ou errado.
É fato que existe o fator genético no transtorno de personalidade anti-social. Mas, estudos comprovam que o nível de empatia, no entanto, não é determinado no momento do nascimento. “Há uma interação de fatores sociais com causas genéticas que ainda estão sendo investigadas”, diz o indiano Bhismadev Chakrabarti, Ph.D. pela Universidade de Cambridge, ele mesmo descobridor de 4 genes relacionados à empatia. Junto com outros pesquisadores, o neurocientista mediu em 2009 o QE(Quociente Emocional).
O psiquiatra americano Paul Soloff mostra que pessoas abusadas sexualmente na infância, por exemplo, têm amígdalas cerebrais menores, menos matéria cinzenta no córtex temporal medial e uma região chamada hipocampo menor. Todas áreas ligadas ao circuito de empatia. Isso confirma que o psicopata nasce com problemas córtex pré-frontal ventromedial e por falta de uma estrutura educacional e a companhamento profissional de psicoterapeutas ele se torna cada dia pior. Todos sabemos que há mais chances de crueldade em famílias devidos os abusos físicos e psicológicos do que uma criança nascer com deformação no órtex pré-frontal ventromedial e se nascer a possibilidades de reparação é muito grande quando diagnosticada na infância. 
A psicanalista Soraya Hissa de Carvalho, discorda do meu ponto de vista porque segundo ela a “psicopatia é um modo de ser”. Assim sendo, é preciso tomar cuidado, pois terapias, medicamentos e outras técnicas que podem ser utilizadas para tratar o transtorno podem gerar o efeito contrário. Ou seja, o psicopata só fica cada vez mais apto a manipular as pessoas.
Surge uma questão, se a psicopatia é um modo de ser, haveria uma forma de mudar a personalidade de um psicopata?
É com base no pensamento de que a psicopatia é um modo de ser que acredito no tratamento com acompanhamento de profissionais competentes com o fim de se obter a cura.
Afinal, o que é um modo de ser? Se não uma personalidade formada. E o que é personalidade?
Para simplificar podemos dizer que, personalidade é um conjunto de características que exercem uma espécie de força interna capaz de determinar a forma como um sujeito se comporta.
Ela é recorrente e consistente de maneira que se você compreende a personalidade de alguém é possível prever como esse sujeito irá reagir diante de determinada situação.
Hoje em dia acredita-se que 40% da personalidade são de origem genética enquanto os 60% restante são moldados pelo ambiente em que se vive.
É necessário salientar que mesmo os traços inatos da personalidade podem ser modificados pela experiência de vida do indivíduo.
Muitos teóricos postulam que ela está totalmente formada já na adolescência e a partir de então ela se torna inalterável, nessa hipótese, seria possível alterar apenas alguns traços, mas a personalidade com um todo permaneceria a mesma.
Porém, psicólogos importantes como Erik Erikson afirmam que a personalidade está em constante formação até o fim da vida.
Carl Rogers e Alfred Adler, importantes teóricos da Psicologia, acreditavam que existe na natureza humana uma tendência ao aperfeiçoamento, ou seja, tendemos a nos tornar pessoas melhores a cada dia.
No meu ponto de vista e com base em estudos e acompanhamentos sacerdotal é que acredito na cura para o psicopata.
Assim sendo, posso afirmar, a psicopatia tem cura, desde que tratada de forma adequada, com internação (porque o isolamento é essencial para a eficácia do tratamento) e acima de tudo, receber tratamento humano e espiritual, em oposição às próprias crenças (além do terapêutico);  será primordial para a sua recuperação.  O tempo será relativo, por depender de alguns fatores, de natureza individual de cada paciente e dos métodos terapêuticos empregados. 

O PSICOPATA ESPIRITUAL

Para a psicologia, a consciência é um estado cognitivo não-abstrato que permite que a pessoa interaja e interprete os estímulos externos que constituem aquela que conhecemos como sendo a realidade. Uma pessoa que não tenha consciência tende a desligar-se da realidade e a não ter noção daquilo que acontece em sua volta.
Já a filosofia considera que a consciência é a faculdade humana para decidir ações e se responsabilizar pelas consequências de acordo com a concepção do bem e do mal. Deste modo, a consciência seria um conceito moral pertencente ao âmbito da ética.
Etimologicamente consciência do latim CONSCIENTIA, “conhecimento próprio, senso moral, noção do que é direito”, de CONSCIRE, “ser mutuamente alerta”, de COM, “junto, com”, mais SCIRE, “saber, conhecer”.
Na bíblia a consciência é definida como a parte da psique humana que induz a angústia mental e sentimentos de culpa ao ser violada e sentimentos de prazer e bem-estar quando nossas ações, pensamentos e palavras estão em conformidade com os nossos sistemas de valores. A palavra grega traduzida como "consciência" em todas as referências do Novo Testamento é suneidēsis, que significa "consciência moral". A consciência reage quando as ações, pensamentos e palavras se conformam ou são contrárias a um padrão de certo e errado. Não há um termo hebraico no Antigo Testamento que seja equivalente a suneidēsis no Novo Testamento. Em hebraico, a palavra coração (sic) tem o sentido abstrato, para descrever a natureza interior, a mente ou pensamentos íntimos, os sentimentos ou emoções, os impulsos profundos e até mesmo a vontade ou consciência moral. Como está escrito: Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. Pv 4:23.
Nós sabemos porém que, a consciência não é um órgão físico que se pode ver operar ou transplantar, mas mesmo assim ela existe e está presente na vida de cada um de nós. De onde vem à consciência? Qual é sua finalidade? Quem a colocou em nós? De onde vem essa "voz interior"? Existem as mais diferentes explicações e justificativas para a existência da consciência dentro de nós.
Consciência é o termo que significa conhecimento, percepção, honestidade. Também pode revelar a noção dos estímulos à volta de um indivíduo que confirmam a sua existência. Por esse motivo se costuma dizer que quem está desmaiado ou em coma está inconsciente.
A consciência também está relacionada com o sentido de moralidade e de dever, pois é a noção das próprias ações ou sentimentos internos no momento em que essas ações são executadas. A consciência pode ser relativa a uma experiência, problemas, experiências ou situações. Por exemplo: Ele estava completamente viciado, mas não tinha consciência disso. Assim sendo, consciência cauterizada ou mente cauterizada é falta de arrependimento pelo erro e pecado para conosco e para com o próximo.
Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão (Abandonarão a fé) alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo “cauterizada” a sua própria consciência. (1 Tm 4:1,2).
Uma pessoa é um psicopata espiritual quando cauteriza sua própria consciência pelo engano do falso evangelho ou é violada em sua estrutura espiritual e é levada a permanece no pecado, contínuo e impenitente, e assim vai se acostumando com o mal, tornando-se insensível, perdendo até mesmo o senso do certo e do errado.
Como já foi dito, um psicopata é uma pessoa que sofre um distúrbio psíquico, uma psicopatia que afeta a sua forma de interação social, muitas vezes se comportando de forma irregular e anti-social. Em sentido mais amplo, uma psicopatia é uma doença causada por uma anomalia orgânica no cérebro. Em sentido restrito, é um sinônimo de psicose (doença mental de origem neurológica ou psicológica). A Psicopatia, sociopatia ou transtorno da personalidade anti-social é um comportamento caracterizado pelo padrão invasivo de desrespeito e violação dos direitos dos outros que se inicia na infância ou começo da adolescência e continua na idade adulta. A medicina considera a psicopatia incurável sendo tratada apenas em termos de minimizar os danos.
Na psicopatia espiritual o processo é diferente, geralmente o psicopata espiritual é vitima do psicopata patológico que com suas falsas doutrinas o levou ao ponto de ser possuído por demônios que cauterizam a sua mente. Há também aqueles que para esquecer os seus traumas pessoais e com o objetivo de fugir da realidade e tirar o peso da culpa na consciência, buscam preencher o tempo e a mente com distrações, atividades mundanas, ou ainda mascarar a tristeza com o uso de calmantes, antidepressivos até mesmo bebidas acabam entrando pelo ralo da psicopatia espiritual.
A mente cauterizada é aquela que perdeu sua função, ou seja, a capacidade de raciocinar espiritualmente, está não consegue mais discernir o que é certo e o que é errado. Para os seres humanos, ter a consciência cauterizada é resultado do pecado constante, onde de tanto pecar, tudo já se tornou normal, a consciência não o incomoda mais. Eventualmente, o pecado adormece o senso moral de certo ou errado e o pecador torna-se insensível aos avisos da consciência. Para mim este é o psicopata espiritual porque sua mente está morta.

Quando pesquisamos a bíblia encontramos o diagnóstico do transtorno da personalidade anti-social ao nível espiritual que é observado nos seguintes comportamentos descritos em segundo Tm 3:1-5.

1- Porque haverá homens amantes de si mesmos,
2-avarentos,
3- presunçosos,
4-soberbos,
5-blasfemos,
6-desobedientes a pais e mães,
7- ingratos,
8-profanos,
9- Sem afeto natural,
10-irreconciliáveis,
11-caluniadores,
12-incontinentes,
13-cruéis,
14-sem amor para com os bons,
15-Traidores,
16- obstinados,
17- orgulhosos,
18- mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
19-Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela.
Para terminar o Apostolo Paulo diz: Destes afasta-te. Com certeza ele sabia o grande perigo que estas pessoas seriam na vida do jovem Timóteo.
Segundo o Apóstolo o inimigo de nossa alma, luta para cauterizar as nossas mentes, mas a Palavra de Deus é sem dúvida um escudo poderoso para nos proteger desta terrível artimanha maligna, pois ela dá luz e entendimento aos mais simples. “A sua palavra é uma lâmpada que ilumina o caminho por onde eu ando. Ela me ajuda a não tropeçar!” (Sl 119:105).
O psicopata espiritual ou a pessoa com a cauterização na mente depois de um tempo começa a achar que tudo é normal. Orgias, traições entre casais, roubar, matar, mentir, usar drogas, bebedices! Ele pensa assim: Há todo mundo faz, porque eu não posso fazer? Faço mesmo! Não é assim? Não existe mais o temor a Deus, não existe mais o amor por si próprio, pela família e muito menos com a própria alma! (Justamente esta que viverá eternamente). Quantos não enxergam mais a gravidade do erro? A consciência atingida com a cauterização passa a viver na justificativa, a mente finge que o erro não existe!
Geralmente, os psicopatas ESPIRITUAIS são dotados de charme, simpatia, carisma, capazes de impressionar e cativar qualquer pessoa com invejável destreza e domínio da bíblia. Ninguém imagina que por trás de seu jeito educado, inofensivo e gentil se esconde alguém desprovido de consciência, capaz de atitudes cruéis e desumanas que ele disfarça com uso de versículos isolados da bíblia.
Segundo estudos a profissão de pastor atrai psicopatas patológicos que farão uso da bíblia para criar psicopatas  espirituais. Tudo porque, o psicopata gosta de cargos que possam mandar e manipular pessoas. Assim sendo, é na igreja que ele vai poder exercer aquilo que ele mais gosta com a justificativa está ouvindo a voz de Deus.
Pense comigo, o psicopata espiritual não se trata de um louco varrido, mas de alguém que vive na fronteira entre a sanidade e a loucura, mas sem perder o controle e Suas maiores habilidades é mentir, enganar, ludibriar, trair, nem sequer sentir-se culpado ou envergonhado. Trapaceiam, difamam, traem, abusam de autoridade, roubam, e sentem-se confortáveis com isso. A única coisa que não admitem é serem desmascarados. Não pela vergonha que passariam, mas porque isso os impediria de continuar enganando.
Então, um pastor psicopata com certeza assume uma personagem performática quando sobe ao púlpito. É capaz de encenar os papéis mais dramáticos como se estivesse num teatro. Em questão de segundos, transita entre a tragédia e a comédia, provocando lágrimas e gargalhadas com a mesma desenvoltura. Mas tudo não passa de fachada para disfarçar sua astúcia.
Os pastores psicopatas se apresentam como líderes atenciosos, polidos, cheios de amor, porém, sua intenção é a pior possível. Por fora, sempre impecavelmente vestidos, beirando ao narcisismo. Por dentro, um trapo imundo. Por trás de seu carisma sedutor, um mentiroso contumaz, há um manipulador calculista. Sempre agem prevendo a reação de quem pretendem vitimar. Para eles, a vida não passa de um tabuleiro de xadrez. Se alguém se puser em seu caminho, passam como rolo compressor, sem dó nem piedade.

O Psicopata espiritual ou crente de mente cauterizada é caracterizado por:

1. Tentar parecer ser o que se não é.
2. Impor a aparência exterior como paradigma para os demais.
3. Viver da arrogância de clonar o ser do outro conforme a nossa própria e falsa aparência.
4. Privilegiar as performances visíveis aos olhos, detendo a verdade que existe no ser.
5. Usar o poder da religião, ou da moral, ou da ética, ou das etiquetas e da bíblia, como instrumento de poder e opressão sobre os que procuram ajuda.
6. Oferecer-se como representante de Deus entre os homens.
7. Criar um sistema de aferimento espiritual baseado na reverência concedida a si mesmo.
8. Afirmar-se como guia do próximo, sendo que o coração sabe que para dentro não se enxerga nada além de podridão.
9. Manipular o saber bíblico e fazer dele uma adaptação que justifique as conveniências da própria doença; enquanto se masturba ante a submissão do próximo diante dele.
10. Transformar a própria arrogância em missão; daí o percorrerem as igrejas a fim de piorar os seres humanos, ensinando-os a praticarem as obras que um pagão não realiza: pregar a verdade de Deus como opressão e controle.

As principais características usadas pelo psicopata espirituais na igreja são:

1 – Carisma: Tem facilidade em lidar com as palavras e convencer pessoas vulneráveis. Por isso, torna-se líder com freqüência. Seja na política, na igreja, no trabalho ou até na cadeia.
2 – Inteligência: O QI costuma ser maior que o da média: alguns conseguem passar por Teólogo ou Pastor sem nunca ter estudado para isso.
3 – Ausência de culpa: Não se arrepende nem tem dor na consciência. É mestre em botar a culpa nos outros por qualquer coisa. Tem certeza de que nunca erra. Ele se acha o santarrão. 
4 – Vanglória: Vive com a cabeça nas nuvens. Mesmo que a sua situação seja de total miséria, ele só fala de suas supostas glórias. É do tipo que come sardinha e arrota caviar pela fé.
5 – Habilidade para mentir: Não vê diferença entre sinceridade e falsidade. É capaz de contar qualquer lorota como se fosse a verdade mais cristalina. Algumas vezes acredita em sua própria mentira.
6 – Egoísmo: Faz suas próprias leis e interpretações da bíblia. Não entende o que significa “bem comum”. Se estiver tudo bem para ele, não interessa como está o resto da igreja.
7 – Frieza: Não reage com sinceridade ao ver alguém chorando ou sofrendo.
8 – Parasitismo: Quando consegue a amizade de alguém, suga até a medula.

Infelizmente, algumas destas características têm sido fartamente encontradas em alguns pastores que se auto-intitulam apóstolos, patriarcas e mesmo reis, vitimando milhares de pessoas com suas artimanhas e ensino de demônios.                                        
Isso acontece porque uma das características do psicopata espiritual é ser muito inteligente no domínio da bíblia. Sem dúvida Judas foi um dos mais inteligentes dos discípulos, por isso era o tesoureiro do grupo de Jesus.
Eles são altamente persuasivos. Tem a capacidade de convencimento peculiar e não manifestam sentimentos. São frios para chegar aos seus fins e mesmo agredidos sequer transpiram ou piscam quando mentem. Com certeza seja por sua ausência de medo ao experimentar o perigo e o enfrentamento como Instituto maligno que os estimula ao enfrentar o inimigo ou adversário como se fosse uma presa fácil.
Esses líderes têm total ausência de empatia. Isto é não tem sentimentos pessoais em roubar, mentir, enganar ou cometer qualquer delito. Mesmo que afete a terceiros. seu poder de Mentir e a mesma que falam a verdade. São capazes de qualquer enfrentamento e tem um imenso poder de racionalizar a persuasão. Não sentem remorsos ou culpa.

Segundo o Conselho de psiquiatria norte americano, muitos cristãos são psicopatas.

O psicopata espiritual é um hipócrita que se conformou com essa situação, que sabe da sua dificuldade, da sua miséria, mas simplesmente transforma o erro em uma coisa certa e já não quer mais ser corrigido, já não quer ser mais ajudado, não quer mais ser orientado: Eu sou assim e pronto e acabou! E pior ainda: nem reconhece que tem erros ou limites, acaba sendo duro e impiedoso com o erro dos outros, mas esconde os seus próprios erros e hipocrisias debaixo do tapete que nem ele mesmo é capaz de enxergar. E tudo isso acontece porque sua mente está cauterizada pelo ensino de demônios e traumas decorrentes do psicopata que o discípulo-u e formou em sua própria imagem e semelhança.
Talvez a razão pela qual as pessoas achem tanta hipocrisia nos cristãos não é só porque os cristãos são hipócritas, mas porque há uma geração de psicopatas espirituais que são hipócritas e andam com a cabeça erguida acreditando que eles são muito melhores do que os outros cristãos e não cristãos, quando a vida real mostra que eles próprios vivem em pecado. Eles acreditam nas promessas de Deus, o que é apenas a metade do evangelho, mas não acredita na outra metade que diz: o que fazer para receber parte da promessa Divina. Eles querem benção e mais benção, mas não o Deus da benção, eles preferem viver na hipocrisia e egoismo.
A hipocrisia sempre foi um dos piores pecados do povo do Senhor. O Salvador condenou veemente aquele que aparentavam ser retos, mas eram, na verdade, iníquos. Ele os chamou de “sepulcros caiados” – que eram sepulcros belos e vislumbrastes por fora, mas por dentro continham a morte e a podridão. Mateus 23:27-28. É desta forma que são os crentes de mentes cauterizadas, um monte sepulcros caiados.
O problema básico do psicopata espiritual é que ele não quer cura, e, muito menos, admitir que seja doente ou que tenha a mente cauterizada.                
Para mim que o psicopata espiritual é um criminoso que explora a fé de pessoas sugestionáveis e ignorantes, as quais acreditam em Deus e na bíblia de forma alienada ao ponto de acreditar em tudo que seu líder diz. Assim sendo, os psicopatas espirituais fingem que possuem dons espirituais ou que detém poder acima do que está escrito na bíblia e podem comandar os destinos das pessoas por serem espirituais demais.

Um psicopata espiritual tem prazer em destruir pessoas e igrejas 

Este fato nós encontramos na história como foi o caso do pastor psicopata espiritual que matou mais de novecentas pessoas em 18 de novembro de 1979, ele conseguiu matar e levar para o inferno 918 pessoas que morreram em um misto de suicídio coletivo e assassinatos em Jonestown, uma comuna fundada por Jim Jones, pastor e fundador do Templo Popular, uma seita pentecostal cristã de orientação socialista.
Embora algumas pessoas tenham sido mortas a tiros e facadas, a grande maioria pereceu ao beber, sob as ordens do pastor, veneno misturado a um ponche de frutas.
A principal arma do psicopata espiritual é o fanatismo que é a introjeção inquestionável de uma idéia, viver irracionalmente segundo a mesma, querer obrigar os demais a agirem do mesmo modo e condenar quem não aceita a imposição. Fanático é o termo usado para qualificar alguém que cultiva uma verdade única para além dos limites da racionalidade. É uma palavra de origem latina e significa “aquele que está possuído por um deus”. São os intolerantes de toda espécie e os preconceituosos que não suportam as diferenças; os obsessivos que, quando agrupados tornam-se agressivos, violentos e cruéis na defesa dos seus pontos de vista
Uma das grandes dificuldades de entendimento de muitos crentes é diferenciar a forma como o maligno age. Paulo nos ensina que o primeiro passo para as vitimas se tornarem psicopatas espirituais é o ensino falso: Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão (Abandonarão a fé) alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo “cauterizada” a sua própria consciência. (1 Tm 4:1,2).
Acautelai-vos do fermento dos fariseus e saduceus. Mt 16.6. Aqui a palavra fermento [do gr. zume] significa de corrupção intelectual e moral inveterada, vista em sua tendência de infectar os outros.
Quando a pessoa é infectada ela se torna hipócrita devido ao fermento do falso ensino e toda hipocrisia é fruto de uma mente cauterizada como está escrito: “... pela hipocrisia de homens que falam mentiras” (Tm 4:2). E quem é o pai da mentira? É o diabo (Jo 8.44). Portanto os mentirosos serão lançados no lago de fogo (Ap 21.8) por serem psicopatas espirituais ou como diz a bíblia eles são cegos e guias de cegos. Isto acontece porque alguns cristãos menosprezam que o maligno tenha poder de agir na vida das pessoas, enquanto outros atribuem tudo a ação do maligno.
A possessão demoníaca ocorre quando o maligno possui A MENTE da pessoa, ou seja, a pessoa passa a ter dentro de si outro ser que acaba influenciando-a a ter determinadas atitudes. Em Lucas 4.33-37 vemos um exemplo claro disso. Um homem, em plena sinagoga dos judeus, em um momento onde Jesus estava ensinando a Palavra, se manifestou com um espírito imundo. Imediatamente Jesus expulsou aquele demônio: “Achava-se na sinagoga um homem possesso de um espírito de demônio imundo, e bradou em alta voz…”.
Já a opressão demoníaca significa que o diabo age em seu papel de tentador, buscando tentar a pessoa para que peque e permaneça em uma vida de pecado, longe de Deus. O apóstolo Pedro explicou bem essa questão, quando disse: “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar” (1 Pedro 5:8).
O próprio apóstolo Pedro passou por isso quando foi tentado pelo diabo a sugerir a Jesus que não seria necessário que Ele passasse pela morte de Cruz. Cristo logo identificou que se tratava de Satanás tentando-o através de Pedro (Mateus 16.22-23).
Todos os crentes verdadeiros estão sujeitos a esse tipo de opressão maligna. Já que o diabo não pode possuir um crente genuíno para cauterizar a sua mente, pois este é propriedade exclusiva de Deus, ele age de fora para dentro buscando atingir esse crente de alguma forma através das tentações e outros métodos externos tentando afastá-lo da igreja e da presença de Deus para esfriá-lo e assim poder cauterizar a sua mente.
Podemos dizer que todos estão sujeitos a se tornarem um psicopata seja por nascimento(quando os traumas foram causados na fecundação ou gestação), por traumas ou doença. O patológico como sabemos nascer ou pode se tornar devido um acidente ou trauma de infância, o psicopata espiritual pode se torna pelo ensino e influencia de demônios. Percebemos isso quando analisamos a consciência de ser humano como um todo. Não podemos descrever aqui sobre a consciência de forma profunda. Mas, veremos sobre parte dela de forma suscita para termos uma base.

Consciente
O conceito de consciente nasceu com o "pai" da psicanálise, o austríaco Sigmund Freud. Consciente é a parte do nosso aparelho psíquico que tem a noção da realidade do nosso meio ambiente imediato. É a zona responsável pelo contato com o mundo exterior. Com respeito à capacidade de ter percepção dos sentimentos, pensamentos.
Para a filosofia, a consciência é a faculdade humana para decidir ações e assumir a responsabilidade das consequências segundo a concepção do bem e do mal. Uma pessoa consciente, neste sentido, é aquela que é responsável, que não age com negligência e que procura minimizar as consequências negativas dos seus próprios atos.

O Subconsciente
É uma parte do inconsciente que pode tornar-se consciente com mais facilidade. Nele estão àquelas coisas que, não sendo conscientes, podem vir a ser sem maiores dificuldades, uma vez que se localizam numa parte mais superficial do inconsciente. É o lugar do esquecido que às vezes vem à lembrança. Nesse sentido, o subconsciente guarda lembranças que ajudam o próprio consciente no desempenho de suas funções.

O inconsciente
Em poucas palavras podemos dizer que o inconsciente é onde estão armazenadas as informações que nos foram passadas, mas que estão reprimidas e não é facilmente trazida a mente consciente, podendo ser oriundas de algum trauma ou até mesmo apenas memórias, simples pensamentos, desejos e impressões que temos, mas que estão abaixo da memória realmente acessível. Para Freud, este tipo de pensamento pode desencadear doenças, problemas mentais, neuroses e uma série de questões.
Porque, no inconsciente, ficam os conteúdos que alteram e influenciam o comportamento, tudo que é considerado agressivo à consciência. Pode se dizer que o inconsciente é semelhante a um porão, onde se guarda tudo que não queremos ver e onde há bem mais coisas que imaginamos.

As diferenças entre o inconsciente e o subconsciente
Agora imagina que alguém lhe peça para descrever qual foi o pior dia da sua vida. Você certamente não irá descrever o pior, mas irá buscar no seu subconsciente um dia que de fato tenha sido muito ruim. Isso porque você conseguirá encontrar na sua memória fatos de muito ruim que aconteceram, mas certamente o pior dia da sua vida está no seu inconsciente, o dia realmente traumático e que sua mente bloqueou ou reprimiu. De acordo com Freud, uma das diferenças entre inconsciente e o subconsciente é que o inconsciente trabalha como um mecanismo de proteção sobre a nossa mente. Você pode até encontrar o pior dia da sua vida, mas precisará de terapia para ter acesso a camadas de sua mente tão profundas e escondidas em um lugar bem longe de seus consciente e subconsciente.
Porém, sabe-se hoje que existem fenômenos parapsicológicos causados pelo inconsciente das pessoas. Esses fenômenos parapsicológicos são espontâneos, são causados por traumas, liberados por ocultismo e influência de seres demoníacos que estão além do conhecimento humanos comum. os fenômenos são incontroláveis, involuntários e muitas das vezes destrutivos.
É bom frisa que esses fenômenos não são um Dom, e sim um Desequilíbrio, que precisa ser tratado, podendo causar, se forem "estimulados", doenças, distúrbios neurológicos graves e até psicopatia. 
Estudos têm demonstrado que as doenças e seus sintomas são expressões do inconsciente, assim como os sonhos. Por isso é importante resolvermos os conflitos internos para impedirmos que o inconsciente se comunique através da linguagem do corpo.
Cada pessoa pode manifestar fisicamente as suas tensões emocionais em diferentes órgãos, podendo causar ou piorar muitas doenças. Os principais exemplos são:
Estômago: gastrite, úlcera, sensação de enjoo;
Intestino: diarréia, prisão de ventre, inflamações intestinais e síndrome do intestino irritável;
Garganta: sensação de nó na garganta, irritações constantes na garganta e amígdalas;
Imunidade: recorrências de gripes e resfriados, e piora de doenças relacionadas à imunidade como lupus, artrite, hipotireoidismo e diabetes;
Pulmões: crises de asma, bronquites e sensações de falta de ar;
Músculos e articulações: tensão muscular, fibromialgia, dores nas pernas e tendinites;
Coração e circulação: surgimento ou piora da pressão alta, sensação de dores no peito, que pode ser confundida com infarto;
Rins e bexiga: infecção urinária de repetição e dores para urinar;
Pele: dermatites, acne, queda de cabelo, vitiligo, psoríase e reativação do herpes;
Região íntima: piora da impotência e diminuição do desejo sexual, dificuldade para engravidar e alterações do ciclo menstrual;
Cérebro: crises de dor de cabeça, enxaqueca, e depressão.
O desequilíbrio do inconsciente pode causar o câncer. Isso acontece porque as células naturais do sistema imunológico(conhecidas como linfócitos) são a primeira linha defesa do corpo contra as células cancerígenas comumente encontradas em todas as pessoas. O que poucos sabem é que todos possuem células cancerígenas. Entretanto, a maioria de nos tem sistemas imunológico saudável que destroem essas perigosas células de forma eficiente e poderosa. Os linfócitos, leucócitos ou glóbulos brancos que são as células naturais do sistema imunológico atacam as células cancerígenas antes que estas possam formar um tumor. A melhor maneira de prevenir o câncer é ter um sistema imunológico forte e equilibrado. Porém, pode haver um desequilíbrio entre o consciente e inconsciente desencadeando uma serie de doenças psicossomáticas e patológicas.
Isto acontece porque muitos órgãos do corpo têm ligação direta com a atividade do cérebro, e são muito afetados por estas situações de estresse, ansiedade e o estado alterado da consciência.

Como podemos vê na figura; no mais profundo de nosso ser existe o mal que foi implantado pelo pecado como está escrito: E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Gênesis 2:16-17.
Não havia nada essencialmente mal a respeito da árvore ou de seu fruto. É improvável que o fato de comer o fruto desse a Adão e Eva algum outro conhecimento. Foi o ato de desobediência que abriu os olhos de Adão e Eva para o mal. Seu pecado de desobediência a Deus trouxe o pecado e o mal para dentro de si mesmo. Eu particularmente chamo de DNA de Lúcifer ou DNA da maldade que foi implantado no ser humano. Significa dizer que TODO SER HUMANO tem latente no seu inconsciente a maldade ou a tendência para praticar a maldade. Assim sendo, os Fenômenos do inconsciente nunca devem ser estimulados, ou tentar desenvolvê-los e treiná-los, como afirmam muitas pessoas; pois estimulando nosso Inconsciente a tomar o lugar do Consciente, pode-se causar despersonalização, distúrbios de Personalidade, como Dupla ou Múltiplas Personalidades, Neuroses, Parafrenias, até mesmo a Psicopatia etc. 
Trato melhor deste assunto no estudo sobre o pecado e maldade no ser humano.

Há cura para o psicopata espiritual
Quando um crente atingir o ponto em que sua consciência for cauterizada, ele não é mais capaz de ouvir a voz de convencimento do Espírito que o levaria ao arrependimento, ele então precisa de libertação por se tratar de um psicopata espiritual.
A Bíblia nos diz que a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. Hebreus 4:12. Seu poder é inexprimível em termos humanos.
Tenho acompanhando alguns casos pessoalmente, de pessoas que estão vivendo uma verdadeira luta para se libertarem do mal, do maligno e de si mesmas como é o caso dos psicopatas espirituais. Essas pessoas algumas vezes se envolveram com práticas ocultas, com magia negra, ou foram vitimas de psicopatas que trituraram suas mentes; e hoje sofre demasiadamente as conseqüências de tudo isso. 

Estas pessoas estão como se costuma dizer no fundo poço, ou seja, no mais profundo do inconsciente em contato direto com o DNA de Lúcifer ou DNA da maldade neste ponto suas mentes estão completamente cauterizadas por ensinos, traumas e feridas na alma, estas feridas não são tratadas em psicólogos ou psiquiatras, estes podem apenas localizar o problema e trazer meios para te distrair, a alma é vasculhada, mas as machucaduras não são cauterizadas. Descobre-se a lesão, mas não se tem remédios para a cura. Só Jesus que pode penetrar o coração e trazer cura e arrancar as raízes lá de dentro. Estas marcar não é removível com calmantes, com cirurgias, muito menos o tempo pode curar, ele é incapaz de apagá-lo. Só em Jesus Cristo encontraremos a solução para uma mente cauterizada.
Enquanto agirmos com hipocrisia, vamos colocando panos quentes sobre nossas feridas e traumas;  e nunca seremos curados da psicopatia espiritual se não tomarmos a decisão de nos assumirmos como doentes e que amarmos  a nós e nossas enfermidades.
A hipocrisia é a pior característica que existe no crente de mente cauterizada ou psicopata espiritual, pois ela desfigura, arranca a identidade mais profunda do ser humano; a pessoa deixa de viver e de ser o que ela é para viver a vida e a vontade dos outros; ela nunca é livre! É escrava de tudo e de todos por causa do pecado que ele pratica.
O perigo de conviver com o pecado, é que depois de se tornar insensível, passa a ter a sua mente cauterizada.  “A apostasia vem através de homens que tem sua própria consciência cauterizada” (I Tm 4:2). Cauterizar vem de cautério. Elemento químico usado para cauterizar ferimentos. Promove cicatrização.
O processo de cauterização tem duas funções importantes:  Primeira: Ele mata as células contaminadas. Tira a última chance de vida de algumas células ainda existentes, não deixa proliferar. No caso da medicina isso é positivo, mas com relação ao pecado é negativo. Satanás mata o resto de sensibilidade espiritual que ainda existe na sua consciência. Segunda: Através da cicatrização, cria uma camada,  que evita a penetração de novos elementos.
Uma mente cauterizada está morta, não reage espiritualmente e não consegue receber nada de novo. Há um bloqueio na sua mente. Esse é o estado crítico da apostasia: “É impossível que sejam reconduzidos ao arrependimento; pois para si mesmos, estão crucificando de novo o Filho de Deus, sujeitando-o à desonra pública.” (Hb 6:6). O sacrifício de Jesus na cruz, foi feito uma vez só. Não existe uma segunda chance de salvação.

Então não há cura para os psicopatas espirituais ou os mentes cauterizadas?
Pecado não se trata como se fosse um problema qualquer.  Pecado só tem uma coisa a fazer com ele: Deixar. Abandonar. Deixemos todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia. O pecado não tem tamanho diante de Deus. Aquilo que aparentemente é pequeno diante dos homens pode ser o suficiente para bloquear a ação de Deus na sua vida. Quase sempre, o crente não se dá conta da gravidade do pecado, e trata o pecado como se fosse um problema qualquer. O pecado não pode ser tratado como um problema. O problema a gente ajuda a superar, e às vezes, até mesmo aprender a conviver com ele. Mas com o pecado só há uma coisa a fazer: deixar o pecado. 
Mas, como deixar se a mente cauterizada não tem arrependimento? Com o milagre do conversão. Porque, o maior milagre que Jesus quer fazer é mudar nossas vidas.
Então, temos que primeiramente entender o que é um milagre.
É um ato ou acontecimento fora do comum, inexplicável pelas leis naturais.
Na nossa cultura, a palavra milagre está ligada à uma concepção de Deus que criou uma ordem natural que só pode ser suspensa por intervenção dele.
Milagre é um evento sobrenatural, inexplicável, que causa estranheza e admiração. Só é entendido como tal pela fé. Mas apenas fé basta para se crer em um milagre? O que a Bíblia diz? Quais a características de um milagre bíblico?
A teologia ensina que o milagre é um sinal outorgado por Deus aos homens para glorificação de Deus na terra. Como está escrito: E Jesus, levantando os olhos para cima, disse: Pai, graças te dou, por me haveres ouvido. Eu bem sei que sempre me ouves, mas eu disse isto por causa da multidão que está em redor, para que creiam que tu me enviaste. E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora. João 11:41-43
Quando uma pessoa é ressuscitada como Lazaro, é curada de um câncer terminal, incurável pela medicina, isto é milagre.
Quando alguém se livra do pecado quando tem a mente cauterizada isso é um milagre.
Os milagres de Jesus provaram seu poder para perdoar pecados. Estude o relato de Marcos 2:1-12, observando especialmente as palavras de Jesus nos versículos 10 e 11: Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados; disse ao paralítico: Eu te mando: Levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa.
O Espírito Santo deu poderes miraculosos aos apóstolos para confirmar a palavra que eles pregaram (Marcos 16:20). Paulo descreveu esses sinais como as credenciais do apostolado. IICoríntios 12:12.
Jesus quer fazer um milagre em sua vida. Ele quer substituir sua raiva por carinho e paz. Ele quer substituir seu egoísmo e seu orgulho pelo amor Dele. Ele quer tirar seu mau humor e transformá-lo numa pessoa gentil e amável. Ele quer esmagar sua fofoca e interesses próprios e trazer flores ao seu coração. Ele quer o maior milagre de todos, para que cada um de nós possa tornar-se como Ele em personalidade.
Jesus disse: “Eu edificarei Minha Igreja para que as portas do inferno não possam prevalecer”. Mateus 16:18. A promessa é que seremos edificados Nele, ou seja, teremos a personalidade de Jesus em nós. Jesus usou várias vezes este símbolo da pedra referindo-se a Si mesmo. Mat. 21:42; Lucas 20:17-18. Em outras partes da Bíblia encontramos diversas passagens que relacionam a pedra como um termo específico para Deus. Deut. 32:4; Salmos 18:2; etc.
Assim sendo, Ele deseja se unir às nossas vidas de forma que os milagres possam acontecer em cada um de nós quando nós nos unir a Ele. Como isso acontece? Quando nos unimos a sua personalidade como verdadeiros imitadores de Deus. Como está escrito: Portanto, sede imitadores de Deus, como filhos amados; 2e andai em amor como Cristo, que também nos amou e se entregou por nós a Deus como oferta e sacrifício com aroma suave. Efésios 5:1.
O perdão de Deus para os pecados por intermédio de Seu Filho Jesus é um milagre que todos podem compartilhar, seja ao recebê-lo, seja ao falar sobre ele a outros. Se você nunca recebeu o perdão de Deus pelos pecados, se não tem certeza se seus pecados estão perdoados.

Você realmente quer mudar sua personalidade psicopata espiritual?
No sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade. Efésios 4.22-24.
Para que isso aconteça primeiro descubra se é isso que você realmente quer. Por mais simples que isso pareça, pergunte a si mesmo: "Eu quero fazer esta mudança?". Todo o processo por que você está prestes a passar é muito drástico, por isso é importante saber que isso é o que você deseja. Você está preparado para as mudanças que uma decisão assim produziria em todas as esferas da sua vida? Avalie o rumo que sua vida está tomando na igreja, no trabalho, na escola, na faculdade e na sociedade como um todo. Entenda que talvez as atividades de que você participa tenham que mudar, porque talvez elas estejam interferindo em sua personalidade.
Seja realista quanto ao empenho necessário para alcançar os resultados que você deseja. Se você não se julga preparado para todas essas mudanças, o seu projeto está fadado ao fracasso, porque na verdade você não quer mudar sua forma de ser.
A grande verdade é que, o único modo na qual você irá ver mudanças em si mesmo é se você adicionar algo novo em sua vida. Para fazer isso, você terá que adotar novos comportamentos, novas pessoas, e novas atividades. Você não pode ficar fazendo as mesmas coisas o tempo todo e esperar diferentes resultados. Assim sendo, tenha em mente que para mudar a si mesmo, você deve os seus comportamentos. Como está escrito: Pelos seus frutos os conhecereis. É possível alguém colher uvas de um espinheiro ou figos das ervas daninhas? Assim sendo, toda árvore boa produz bons frutos, mas a árvore ruim dá frutos ruins. A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim produzir bons frutos. Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e atirada ao fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. Mateus 7:16-20.
Talvez você ache estranha essa história de mudar de "sua personalidade psicopata". Afinal, como posso mudar o que eu sou? A base da idéia é distinguir que existem pelo menos duas possibilidades para "ser". Existe o que sou de verdade e existe o que acredito que sou. Não posso mudar o que sou, mas posso mudar o que acredito que sou. Então a questão é o que eu sou e o que eu acredito que sou? Jesus disse: Nem todo aquele que diz a mim: ‘Senhor, Senhor!’ entrará no Reino dos céus, mas somente o que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos dirão a mim naquele dia: ‘Senhor, Senhor! Não temos nós profetizado em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios? E, em teu nome, não realizamos muitos milagres? Então lhes declararei: Nunca os conheci. Afastai-vos da minha presença, vós que praticais o mal. Mateus 7:21-23. Perceba que eles pensavam ser algo que eles não na verdade não eram até que foram rejeitados por Jesus.
Assim sendo, tenha em mente quem você é e quem você deseja se tornar e busque esta mudança com ajuda de Deus. Como está escrito: Pedi, e vos será concedido; buscai, e encontrareis; batei, e a porta será aberta para vós. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e a quem bate, se lhe abrirá. Mateus 7:7.
Jesus o maior psicólogo que já viveu ao falar de mudanças disse: Eu digo que não! Mas, se não se arrependerem, todos vocês também perecerão. Lucas 13:3. Qualquer um de nossos dicionários definirá arrependimento como “sentir tristeza”, ou “lamentar”. Porém, a palavra no original hebraico e grego tem uma conotação muito mais ampla por significar mais do que “lamentar” e “sentir tristeza” pelo pecado. Arrependimento na Bíblia significa “mudar” ou “voltar-se”. A Palavra indica que deve haver uma completa mudança no indivíduo. Teologicamente, a palavra inclui não somente mudança da mente, mas uma nova direção da vontade, de propósito e de atitudes. Assim sendo, O arrependimento inclui três aspectos; O aspecto intelectual, aspecto emocional e o aspecto da vontade.
Entendemos estes aspectos do arrependimento quando lemos no grego μεταμέλεια - Metanóia, que é na verdade a junção de duas palavras: Meta: Mudança, e Nóia: Mente, o que traduzido do grego quer dizer mudança de mentalidade.
Para que ocorra mudança de vida é necessária uma atitude para aquisição de novos hábitos, é estar aberto para aprender coisas novas, ou buscar novo estilo de vida, fazer uma revisão dos valores, das regras e dos compromissos.
Para ocorra uma ação e começa a mudança descrevo algumas atitudes que você pode tomas de hoje em diante.
Atitude 1. Saiba por que você quer mudar
Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas! 2 Coríntios 5:17.  
A motivação é o combustível que irá te impulsionar ruma a sua jornada de autotransformação. Se a sua motivação não for suficientemente forte você não terá condições para concluir esse processo. Não adianta apenas desejar se tornar uma pessoa diferente, você precisa estar motivado a se transformar. Pense sobre os motivos que te fazem querer mudar e veja se eles são fortes o suficiente para realizar essa metamorfose.
Seu jeito de ser te prejudica? Impede-te de realizar coisas que gostaria de fazer? Liste as causas que te fazem ter esse desejo escreva em um papel e releia sempre que possível.
Atitude 2. Considere se o seu problema é realmente esse
Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2
Você já considerou que o seu desejo de mudar se deve na verdade a uma autocrítica muita negativa? Sim! Talvez você seja alguém agradável e cheio de qualidades, entretanto não consegue enxergar isso por estar exigindo muito de si mesmo.
Uma baixa autoestima é outro fator que faz as pessoas enxergarem problemas de personalidade onde eles não existem.
Atitude 3. Auto-observação ou faça análise
E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito. 2 Coríntios 3:18
Se desejar tornar-se uma pessoa diferente primeiramente é preciso saber quem você é agora. Isso só é possível através de uma autoanálise bastante rigorosa. Observe cada comportamento seu e busque entender e responda com sinceridade; O que te leva agir assim, o que te faz pensar da forma que pensa? Será que as suas conclusões estão certas? O quanto sua infância e experiências de vida influenciam nas suas atitudes?
Seja crítico e realista ao responder essas perguntas, pois temos uma inclinação a nos enxergarmos de uma maneira fantasiosa, realçamos as nossas qualidades e escondemos os nossos defeitos.
Autoconhecimento: Aprenda a se conhecer melhor e não minta para si mesmo.
Ao nos conhecermos melhor, acabamos por encarar aspectos tão negativos do nosso ego, que fazemos questão de escondê-los de nós mesmos. Covardia, Arrogância, Inveja, Preconceito e estupidez eis aí alguns dos muitos defeitos que carregamos conosco e nunca temos coragem de admitir.
Acabamos por nos tornar aquilo que mais tememos. Um mentiroso que não admite que o seja, não fará nada para mudar essa realidade e ficará para sempre sendo mentiroso.
Não se justifique
O motivo que leva os psicólogos e psiquiatras não gostarem de fornecer diagnósticos para os seus pacientes é que as pessoas costumam se utilizar dos seus psicodiagnósticos para justificarem as suas más ações.
Assim alguém acredita que pode ser grosseiro por possuir um diagnóstico de bipolar, do mesmo modo alguém diagnosticado com depressão usa isso como desculpa para não tomar nenhuma atitude na vida.
Por mais que você tenha uma história triste ou uma vivência sofrida, isso não justifica que você continue agindo como age. Sua vida te tornou o que é hoje, porém você é responsável por quem será amanhã.
Atitude 4. Analise os seus pensamentos
Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Efésios 4:29
O que vem a sua mente quando age da maneira que não gostaria? Que pensamentos têm e o que eles dizem? As conclusões desses pensamentos são verdadeiras? Será que eles estão certos?
Os nossos pensamentos são frutos da nossa experiência de vida e da forma como percebemos o mundo. O que ocorre frequentemente é que esses pensamentos são equivocados ou baseados em falsas premissas.
Um psicólogo pode te ajudar a compreender onde estão esses erros e formular estratégias para corrigi-los. Por esse motivo, se possível busque pela ajuda de um profissional de psicologia.
Entenda como funciona os seus pensamentos e como controlar os seus pensamentos
 Atitude 5. Mude suas atitudes
Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas atitudes e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus. Mateus 5:16.
Quando você muda a sua forma de pensar os seus comportamentos mudam! Essa é uma verdade incontestável, o intrigante é que o inverso também acontece.
Quando você passa a agir de uma determinada forma seus pensamentos começam a convergir para com suas atitudes. No momento em que uma pessoa tímida tenta ser mais extrovertida pode parecer falso e desajeitado por um tempo, porém se ela insistir nisso aos poucos vai pegando o jeito e ela passa a ser espontaneamente extrovertida.
Repense as suas atitudes
Quando você se pegar agindo da forma que não gostaria, pare e repense se essa é realmente a melhor atitude. Seja sincero e não invente justificativas para o que você faz.
Você vai notar algo intrigante enquanto estiver observando suas atitudes. É como se dividir em dois: o que age e o que observa a ação.
Se esse exercício lhe parecer difícil, experimente relembrar como foi seu dia. Faça isso antes de dormir, quando já estiver deitado na sua cama. Siga os mesmos passos lembrando o que fez, como se sentiu e o que pensou, considere se existiam outras possibilidades de ação e se sua escolha foi realmente a melhor.
 Atitude 6. Mude de companhia
Não vos enganeis! “As más companhias corrompem os bons costumes. 1 Coríntios 15:33.
É natural que busquemos fazer amizades com pessoas que se assemelhem conosco de alguma forma. Assim sendo: tímidos tem amigos tímidos, imaturos tem amigos imaturos, nervosinhos tem amigos nervosinhos e assim por diante.
Esses relacionamentos só reforçam aquilo que você quer mudar, por isso faça amizade com pessoas que tem o jeito e a personalidade que você quer ter.
Atitude 7. Não valorize e nem subestime seus defeitos
Despojando-vos, portanto, de toda maldade e dolo, de hipocrisias e invejas e de toda sorte de maledicências,  desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação. 1Pedro 2.1-2
Se você valoriza demais as suas limitações jamais irá se livrar delas, pois elas sempre pareceram mais fortes que você.
Por outro lado, se você as subestima faz com que elas pareçam sem importância ou pouco prejudiciais e não se preocupará em vencê-las. Por isso a auto-observação é tão importante ela te ajuda e se enxergar de forma realista.
Deixemos, pois, as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz.  Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes; mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências. Romanos 13:12-14.
 Atitude 8. Substitua os maus hábitos por bons
Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar. Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; no qual não pode haver grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre; porém Cristo é tudo em todos. Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós;  acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição. Cl 3.8,12,13,14.
É mais fácil mudar um traço de personalidade censurável substituindo ele por um adequado. O ideal a adotar o inverso do seu defeito: se você é bagunceiro aprenda a ser organizado, se falta ou chega atrasado aos compromissos aprenda a ser pontual e responsável.
Lembre-se que tudo tem o seu tempo e uma mudança verdadeira não ocorre do dia para à noite.  Se sempre agiu de uma forma vai demorar até as pessoas perceberem que você realmente mudou. Por isso não espere que coisas se transformem tão rápido. Não force nada, lembre-se que mudanças bruscas costumam ser transitórias.
Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco. Fp 4.8,9 .

Como posso saber que estou liberto da mente cauterizada ou da psicopatia espiritual?
Jesus nos deu a formula quando disse: Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?
Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.
Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade. Mateus 7:15-23.
É preciso discernir o que, de fato, é de Deus, é preciso olhar as obras e os frutos que estão sendo gerados. Não são imagens bonitas, não é o choro, não são as lágrimas que esperamos do verdadeiro cristão; o que se espera é que sua vida seja cristalina em todos os sentidos.

Pense e analise com sinceridade sem hipocrisia e se olhando em um espelho
 1. Eu tenho fé? Porque a bíblia diz: Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus. 1 João 5.1a.  Pergunte a si mesmo: eu confio PLENAMENTE em Jesus Cristo para a salvação?
 2. Questione a si mesmo tenho a obediência a palavra de Deus: Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. 1 João 1.6-7.  Pergunte a si mesmo: a minha vida mostra um padrão habitual de pecado não arrependido ou de arrependimento de pecado e de luta para andar na luz?
 3. Tenho o amor: aquele que não ama permanece na morte. Todo aquele que odeia a seu irmão é assassino; ora, vós sabeis que todo assassino não tem a vida eterna permanente em si. 1 João 3.14b-15.  Pergunte a si mesmo: eu amo outros cristãos de maneiras concretas que mostram a realidade da minha fé?
4. Tenho eu a perseverança: Eles saíram de nosso meio; entretanto, não eram dos nossos; porque, se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido conosco; todavia, eles se foram para que ficasse manifesto que nenhum deles é dos nossos. 1 João 2.19.  Aqueles que não perseveram na fé provam que sua fé era falsa desde o início. Então, pergunte a si mesmo: eu estou continuamente na fé a despeito das lutas, oposições e tentações?

O arrependimento, que é essencial à verdadeira transformação (Atos 2:38; 17:30), envolve morte ao pecado (Romanos 6). A Bíblia o compara à morte e ressurreição de Cristo. Tem que haver uma mudança de estilo de vida radical. A Bíblia usa termos como matar o velho homem e revestir-se com o novo, e descreve com minúcias as mudanças exatas que precisam ser feitas (examine Efésios 4:17-32; Colossenses 3). Maus hábitos — embriaguez, imoralidade sexual, ira, ganância, orgulho, etc. — precisam ser eliminados da própria vida, ao passo que devem ser acrescentados o amor, a verdade, a pureza, o perdão e a humildade. Este é o resultado do arrependimento.
Muitas pessoas tentam ser convertidas e converter outras, sem arrependimento. Elas ensinam um cristianismo indolor, que não exige sacrifício. Elas salientam as emoções, a felicidade e as bênçãos, porém pensam pouco sobre as mudanças reais que a conversão exige na vida diária da pessoa. Entendamos isto claramente: Não há conversão sem transformação. Aquele que creu e foi batizado, aquele que até mesmo foi aceito numa igreja e participa fielmente das atividades religiosas, mas que não se arrependeu, não é salvo. O arrependimento é um compromisso sério, determinado, para mudar sua própria vida.

A Verdadeira Conversão
Jesus rejeitava, muitas vezes, aqueles que tentavam segui-lo. A um jovem rico que buscava o seu conselho, ele replicou com palavras tão fortes que o homem foi embora entristecido, não disposto a seguir Jesus a tão alto preço (Mateus 19:16-22). A um im-portante líder religioso, Nicodemos, que tinha vindo louvando Jesus, o Senhor respondeu abruptamente: Você tem que nascer de novo, se quiser ao menos ver o reino de Deus (João 3:1-8)! Jesus pintava francamente as dificuldades em segui-lo e rejeitava todos os que tentavam fazê-lo de forma inadequada (Lucas 9:57-62). Jesus pregou sobre o tema: "Não pode ser meu discípulo", discutindo abertamente a necessidade de calcular o custo antes de embarcar na vida de discípulo (Lucas 14:25-33).
Não era porque Jesus não quisesse seguidores. Ele veio ao mundo para buscar e salvar os perdidos (Lucas 19:10). Ele estava profundamente comovido pelas multidões perdidas e ansiava pela sua conversão (Mateus 9:35-38; Lucas 19:40-41). Mas Jesus sabia que não seria fácil para os homens segui-lo e que eles estariam inclinados a enganarem-se a si mesmos, pensando que eram discípulos, quando não eram. O Senhor nunca deixou de declarar francamente o que a conversão real exige.
Em duas ocasiões separadas, Jesus retratou a cena apavorante do julgamento, quando os homens condenados estivessem esperando ser aceitos por Deus, mas não seriam (Mateus 7:21-23; Lucas 13:22-30). Há muitos, que se consideram fiéis a Deus, que ele não aceita. É essencial examinarmo-nos. Talvez nos sintamos confiantes em nossa salvação, mas assim o fizeram aqueles de Mateus 7 e Lucas 13. O que Jesus exige para sermos realmente convertidos?
Em Mateus 18:1-5 Jesus usou uma criança para ensinar a lição que temos que humilharmo-nos para entrarmos no reino de Deus. Frequentemente, a humildade era a qualidade que distinguia os verdadeiros discípulos (Marcos 2:13-17; Lucas 7:36-50; 18:9-14). O primeiro passo em direção à bem-aventurança é ser pobre em espírito, isto é, reconhecer o nosso próprio vazio espiritual e a indignidade (Mateus 5:3). Os sermões do livro de Atos sempre destacaram a culpa do homem. A verdadeira conversão nunca ocorre, a menos que a pessoa se tenha humilhado primeiro.

A troca de palavras entre Jesus e Nicodemos, em João 3, é fascinante. Nicodemos era um chefe religioso. Ele veio a Jesus, louvando seus ensinamentos e milagres. É difícil saber o que se passava na mente de Nicodemos, enquanto falava. Talvez estivesse esperando louvor, uma posição na administração de Jesus ou um voto de confiança pela obra que ele mesmo estava fazendo, como mestre em Israel. Mas a resposta surpreendente de Jesus foi: "Nicodemos, você precisa começar tudo de novo, se quiser entrar no reino de Deus." Seja o que for que Nicodemos estivesse esperando, não era isto! A resposta de Jesus significava que toda a religião de Nicodemos, toda a sua atividade no ensino, toda a sua posição no judaísmo, eram sem valor, em relação ao domínio de Deus. Nós também precisamos ver que toda a nossa religião e nossa própria grandeza nada valem. As realizações do passado nada representam. Precisamos recomeçar tudo novamente para sermos capazes de entrar num relacionamento com Deus.

A mudança de comportamento pela a renovação da minha mente

No sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdadeEf 4.22-24.

Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus. Rm 6.11.
Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo. 2Co 10.4, 5.

Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco. Fp 4.8,9.

Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.  E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Rm 12.1,2.

Alguns exemplos bíblicos de velhos e novos hábitos

Orgias, dissoluções, contendas, ciúmes   vs.  nenhuma concupiscência da carne
Deixemos, pois, as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz.  Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes; mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências. Rm 13:12-14.

Mentira   vs.   verdade
Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros. Ef 4.25.

Roubo   vs.  trabalho e generosidade
Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado. Ef 4.28.

Palavras torpes   vs.  edificação e graça
Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem. Ef 4.29.

Amargura, cólera, ira, gritaria, malícia   vs.  benignidade, perdão
Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia. Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou. Ef 4.31,32.

Impureza, cobiça, palavras torpes   vs.  ações de graça
Mas a impudicícia e toda sorte de impurezas ou cobiça nem sequer se nomeiem entre vós, como convém a santos; nem conversação torpe, nem palavras vãs ou chocarrices, coisas essas inconvenientes; antes, pelo contrário, ações de graças. Ef 5.3,4.

Ser cúmplice do erro   vs.  reprovar o erro
E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as. Ef 5.11.

Andar como néscio   vs.  andar como sábio
Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus. Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor. Ef 5.15-17.

Ansiedade   vs.  oração
Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. Fp 4.6.

Ira, amargura, palavras pecaminosas   vs.  mansidão, perdão, amor
Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar. Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; no qual não pode haver grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre; porém Cristo é tudo em todos. Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós;  acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição. Cl 3.8,12,13,14.

Impureza, maldade   vs.  mansidão na prática da Palavra
Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma. Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Tg 1.21-22.

Maldade, hipocrisia, inveja   vs.  genuíno crescimento cristão

Despojando-vos, portanto, de toda maldade e dolo, de hipocrisias e invejas e de toda sorte de maledicências,  desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação. 1Pe 2.1-2.

CONTINUA...


SHALOM ADONAY

José Alfinyahu, Teólogo, Parapsicólogo, Psicanalista, Professor, Th.M em bíblia e Th.D em Teologia Sistemática.


Declaração de Direitos Autorais
O conteúdo em nosso site é produzido por Instituto Bíblico Cristão, e pertence por direito ao autor, publicador e/IBC.org. Se você gostou desse artigo, encorajamos você a distribuí-lo, desde que concorde com a política de copyright de IBC.org. e inclua essa nota.


Artigos relacionados:

PASTORES E LIDERES PSICOPATAS

A DEPRESSÃO, O CRISTÃO E O SUICÍDIO

A ESQUIZOFRENIA E A OPRESSÃO ESPIRITUAL

A SÍNDROME DO TEMPLO VAZIO

CASOS REAIS DE ESQUIZOFRENIA ESPIRITUAL E POSSESSÃO DEMONÍACA



CURTA NOSSA PAGINA NO FACEBOOK:
  



CURSO FORMAÇÃO TEOLÓGICA

Você pode ajudar 
adquirindo nossos cursos

Adquirindo nos cursos você já contribui para continuação desse trabalho de divulgação da palavra de Deus e manutenção de nossos projetos sociais que visa reintegrar na sociedade aqueles que estão excluídos pela extrema pobreza.  

       Nossos Cursos foram desenvolvidos através do Moderno Método de Ensino Open University, Utilizado nas mais conceituadas universidades internacionais, onde os alunos estudam as matérias conforme sua necessidade, prioridade e disponibilidade.

             O Curso é GRÁTIS, sem mensalidades, você paga apenas uma TAXA de manutenção é pode parcelar no cartão de 10 vezes sem juros. Assim, que recebemos a notificação do seu pagamento enviaremos o curso completo, junto com a ficha de inscrição. O material chega pra você de imediato no seu Email. O acompanhamento será pela internet, tiraremos todas suas dúvidas.






DOAÇÃO VIA INTERNET

Caso queira fazer doação de qualquer valor para nos ajudar, via internet, utilizando cartões de crédito, débito o boleto bancário, clique no botão de “doação” abaixo. Utilizamos os serviços do PagSeguro Uol. É rápido e seguro.

AO DOAR GANHE UM BRINDE

         OBRIGADO por Ajudar nosso TRABALHO Social. SUA DOAÇÃO ajudará MUITAS PESSOAS SEREM Alcançadas e SOCORRIDAS. Ao DOAR qualquer valor VOCÊ GANHA TOTALMENTE GRÁTIS à ENCICLOPÉDIA DE BÍBLIA, TEOLOGIA E FILOSOFIA: 
6 VOLUMES de Russell Norman Champlin. Em mídia digital
Que enviaremos para seu E-mail assim que com firmamos sua doação.


PARTICIPE e GANHE!

PARA CONTRIBUIR COM QUALQUER VALOR CLIQUE EM DOAR 
AQUI EM BAIXO





OBRIGADO PELA SUA DOAÇÃO. 

 QUE O ETERNO TE ABENÇOE.

 SHALOM ADONAY



Nenhum comentário:

Postar um comentário